Review / Tutorial de A Hero And A Garden

* Esta análise foi feita com o código cedido pela Ratalaika (versão PS4)

Distribuidora: Ratalaika Games
Produtora: npckc
Plataforma:  PlayStation 4 / Xbox One / Switch / Android
Mídia: Digital
Ano de Lançamento: 2020 (2019 mobile)

A Hero And Garden é um misto de visual novel e… simulador de colheita?

Cyrus é um cavaleiro que parte em busca da princesa raptada por uma bruxa, levada para um castelo em uma cidade lotada de monstros.
Ao entrar na cidade, o herói começa a atacar inúmeros monstros até chegar ao castelo, mas é surpreso pela magia da bruxa.

O resgate da princesa não sai exatamente como o esperado


Acorda em um jardim, com um monstro com chifres à sua volta.
Cyrus foi aprisionado e será obrigado a pagar sua pena pelos estragos causados à cidade e aos monstros, cultivando plantas em um jardim e realizando entregas de pedidos para financiar a reconstrução da cidade.

Ao avançar nas entregas, mais plantas são disponibilizadas


Aos poucos, conforme realiza as entregas dos pedidos, ele vai aprendendo mais sobre os monstros, a cidade e até mesmo a princesa, e percebe que as coisas não eram exatamente como ele imaginava.

As entregas consistem em colher um determinado número da mesma fruta e entregar ao requisitante, que lhe paga com o dinheiro que será usado para a reconstrução de uma parte da cidade.
São cinco plantas no total, cada uma sendo plantada conforme se avança nas entregas.
O Doc Horn (Doutor Chifres), como Cyrus o apelida, é o responsável por fornecer as sementes mágicas.

Doc Horn é o responsável por fornecer as sementes


Enquanto realiza seu trabalho, Cyrus começa a aprender sobre a vida na cidade dos monstros e seus habitantes; embora relutante no começo, ele passa a até mesmo fazer amizades com os requisitantes.

Mecanicamente, AHAAG é bastante simples, sendo dividido o gameplay em duas partes:

– a colheita, feita pressionando-se o botão correspondente. Neste estágio, estão disponíveis a lista de pedidos e a lista de doações (com os respectivos valores que precisam ser atingidos).
É possível colher todas as frutas ao mesmo tempo, pressionando-se para a esquerda no D-Pad, usando a cesta e também usar um pequeno morcego como ajudante (embora ele colha apenas uma por vez).

– ao atingir-se a quantia necessária para um pedido, é feita a entrega, onde o jogo torna-se um visual novel e Cyrus conversa com diversos requisitantes, como Nell, Rutaboo, Letta, Era e Yen.

Spoiler: você não verá o resto do corpo deste monstro


Os gráficos de AHAAG são simples, mas bem desenhados, simulando um cartoon/anime com bastante cores; os personagens são carismáticos e os diálogos são engraçados, dando um bom tom ao visual novel.

A trilha sonora é composta por músicas semelhantes a canções de ninar e às antigas caixas de música. Embora belas, as canções são repetitivas e tendem a causar um certo sono no jogador (o relaxamento é garantido!).
Não há dublagens, apenas texto.

A platina é fácil, consistindo em diversos troféus que são obtidos normalmente ao se jogar, como número de entregas e doações. Existem troféus relacionados a escolher com quem ir em um festival, que podem ser feitos facilmente salvando-se antes da escolha.

A Hero And A Garden é um jogo simples, recomendado especialmente para crianças mais novas, por ter um clima de contos de fadas/desenho animado.
O gameplay é simples e a parte visual novel é curta para o estilo (o que torna a experiência menos maçante).
A trilha sonora pode se mostrar cansativa durante o avanço do jogo.