Review / Tutorial de Kandagawa Jet Girls

Jogos de corrida sempre são uma boa, principalmente se tem ideias variadas como WipEout/F-Zero, Destruction Derby, Riptide, OnRush e etc que saem do “conceito simples de corrida”… mas e se a gente misturasse sensualidade, Jet Skis futurísticos, concorrentes em dupla e, armas de água?

Continuando com a leva de “jogos adaptados de desenhos e animes”, agora partimos para Kandagawa Jet Girls que é um anime anunciado pela Marvelous, Kadokawa e EggFirm, onde sua composição é feita por diversos nomes no seu script… com uma recepção satisfatória para o anime, uma aposta em jogos de corrida ofensivos, com seu teor de sensualidade, feito com o mesmo produtor de Senran Kagura (Kenichiro Takaki), e cá estamos…

A desenvolvedora Shade é conhecida por outros jogos como Bullet Girls (que pretendo postar R&T), Gun Gun Pixies e Cross Ange, todos com teor sensual, e usando a engine Cryware, juntamente com a subsidiária da Marvelous, a Honey Parade Games.

Código cedido pela Marvelous Games versão PS4

Título: Kandagawa Jet Girls
Gênero: Corrida
Desenvolvedora: Shade / Honey Parade Games
Estúdio: Marvelous Europe Limited / XSeed
Plataformas: PlayStation 4 e PC
Lançamento: 2020 (25 de agosto)
Mídia: Digital e Física


Tela Título

História/Enredo

A premissa é a mesma do anime:

Rin Namiki cresceu idolatrando sua mãe, que era campeã no esporte de Jet Racing antes de morrer. Quando Rin chega ao ensino médio, ela sai de sua casa na ilha rural para estudar em Tóquio, onde procura correr no rio Kanda, assim como sua mãe. Por acaso, ela descobre que sua colega de quarto na pensão, a tímida Misa Aoi, era uma Jet Racer bastante proeminente, embora ela tenha tentado, sem muita convicção, deixar o esporte para trás enquanto avança no ensino médio.

Juntas, Rin e Misa buscam restabelecer o Kandagawa Jet Girls, o extinto clube de Jet Racing de sua escola, e competir contra uma variedade de de duplas coloridas de Jet Racing em eventual busca pela Copa Kandagawa.

Apesar disso, o jogo tem a possibilidade de ver a história na visão de cada uma das 7 duplas das diferentes escolas que você pode jogar conforme for completando os capítulos das outras equipes…

Gráficos

O jogo usa o motor Cryware, sendo um cellshader agradável de se ver.

Os efeitos de luz e de água na tela cumprem seu papel, o jogo é contado em forma de novel, sendo estática e dinâmica, as expressões das meninas são bem detalhadas, como olhos brilhantes e as caretas nas piadas.

Entretanto nota-se a pouca variação das expressões e dos movimentos enquanto elas conversam.

Som/OST

A dublagem é japonesa, e tem as vozes originais do anime.
As músicas são variadas em temáticas, trance e rock.

As musicas apesar de serem variadas em estilo, são repetitivas em gameplay, sendo 2 músicas tema pra cada dupla.

Jogabilidade

A jogabilidade envolve usar as técnicas para ter uma corrida de ranking máximo, e talvez seja demorado pra alguns ou mais rápido pra outros, apesar da essência ser simples, a execução não é.

A divisão é nas corridas e no modo novel (progressão de história):

Sistema de Jogo

Começando pelo Menu:

Story – jogue a história das 7 duplas
Clubroom – customização das meninas e dos jets, shop para desbloqueios
Free Mode – Corrida ou Time Attack com as suas regras
Online Mode – jogue contra o mundo
Options – mude as configurações de jogo

Heads Up Display

Superior da tela: a dupla se divide em jetter que é o piloto e shooter que é o encarregado de atrapalhar as outras concorrentes, na parte direita superior é a posição na corrida e voltas
Abaixo: o mapa com circuito, centralizado no meio temos velocidade e medidor de drift pra dar mais velocidade de boost, o E.P Drive é onde você faz truques, manobras, boosts e técnica especial, e o item de arma adquirida nas caixas de items, acima dele, caso fazer ações que contribuam para encher ele, aparecerão acima (dá pra verificar isso na imagem que botei pra gráficos)
No meio temos a munição da arma corrente, assim como as falas das personagens durante suas interações na corrida.

Sendo um Jet Racer

Preparação

Antes de cada corrida, temos a preparação, onde você pode novamente fazer a customização das meninas e dos Jets delas, além de equipar as partes com os upgrades desbloqueados, melhorando assim os atributos:
Speed – velocidade máxima
Acceleration – variação de aumento de rotação do motor
Handling – o quanto pesado e leve é para as conversões

Fator Fair Play

No quesito “corrida limpa”, você deve ter consciência que há algumas mecânicas que é necessário para uma corrida excelente e com boa classificação no final, para isso você deve envolver técnicas de pilotagem e velocidade para cumprir uma corrida rápida e sem o menor erro possível.

Drift

É dividido em 3 níveis, onde possibilita um adicional de velocidade no seu boost, ficando ali a indicação enquanto a barra descer.

Nose Control : algumas pistas possuem diversas curvas fechadas ou até mesmo campos abertos, isso varia conforme as rotas que você correr (A, B e C, e elas diferenciam o seu tamanho e quantidade de trechos que exigem mais habilidades), para isso, você possui 2 tipos de conversões enquanto aplicar elas (inclusive é visivel a indicação na gif do drift com relação à postura):
Analógico pra baixo – aumenta sua velocidade mas o handling é mais pesado
Analógico pra cima – diminiui sua velocidade mas o handling é mais leve

Jump, Land e Dive : durante as rampas você pode aplicar:
Dolphin Dive – aumenta E.P Drive mas diminui sua velocidade
Landing – pouco (ou nulo) ganho de E.P Drive mas mantém a velocidade

Truques

Enquanto estiver nos saltos, é possível aplicar alguns truques, que são 3 comuns e 1 exclusivo pelas duplas se alcançarem a velocidade requerida pro truque.

Cada Personagem tem uma combinação diferente de truque especial conforme sua formação no jet

Os truques auxiliam com bonus diversos, como aumento de velocidade, maior facilidade em conversões, etc…

Fazendo parte ainda do fair play, as pistas possuem algumas coisas que ajudam na corrida:

Boost Pad:

E.P Drive Ring – aumenta em 3 (por anel passado) o E.P Drive

Agora, vamos a parte agressiva:

Armas

De comum, todas as armas são machine gun para todas as equipes, com 14 jatos de água no refill.

Entretanto, as caixas contém outras armas, cada uma com sua particularidade (mas que jogando terá bem explicado no tutorial ingame.

Para usar é necessário apertar :
No tiro frontal, enquanto você dirige, a máquina mira e atira, desde que fique na zona de alvo

Já no combate atrás, você deve mirar e manter eles na zona de alvo, enquanto a máquina dirige

Usar a machine gun não é nessariamente para as concorrentes, mas sim também para destruir os balões que ficam na pista ou empecilhos, que as vezes liberam:

Points – usados para desbloquear os items do shop

E.P Drive – aumenta o E.P Drive

Special Attack

O E.P Drive é medido em porcentagem de 0 à 100.
Você usa 20% a cada boost feito, e 100% para o especial, apertando Δ.
O especial pode variar de acordo com a arma de item que você carrega:

Diversos especiais e armas

Defesa

Todas as participantes possuem um escudo, que absorve uma quantidade de danos tomados, ao acertar as adversárias a indicação HIT aparece, variando sua cor de azul pra amarelo, dependendo do dano da arma, até causar o BREAK, onde fica uns segundos sem velocidade total e entrando em estado de RECOVERY aos poucos…

Missões e Ranking

Então explicado o sistema de ataque e fair play, posso dizer que as corridas possuem 3 missões para serem cumpridas, variando seus objetivos mas que ao conseguir libera items:

Vale frisar que as missões não influenciam na sonhada classificação SSS precisa ser resultado de uma corrida muito boa, usando o mínimo de tempo para cumprir elas.

Shop e Minigames

Os itens desbloqueáveis no shop (entrando no Clubroom no menu principal) usam seus points e variam entre customizações, músicas, imagens de eventos e peças pra upgrade da jet.

As atividades extracurriculares são os minigames, como lavar a Jet, limpar poças do chão em runner, entre outros…

Kandagawa Jet Girls

Multiplayer

Pode-se jogar corridas casuais e ranqueadas com até 4 participantes no lobby, entretanto foi difícil achar partida (talvez pelo horário que testei)…

Troféus e Conquistas

Dificuldade: 5/10
Para platina / domínio do jogo é necessário fazer todas as histórias, tirar 8 rank SSS, fazer 128 missões, usar super attack, fazer drift nível 3, fazer uma pontuação específica (e ranking específico) nos minigames e concluir tutorial.

Considerações Finais

Kandagawa Jet Girls é um jogo para público específico, que curte jogos e animes bishöjo, onde certamente não terá muitas aprovações, seja pelas falhas técnicas ou por alguém que simplesmente faz parte do grupo que faz piadas com jogos japoneses.

Talvez a diversão melhorasse se aplicassem correção na IA pra ser mais dinâmica conforme avançar seu jogo. (que sinceramente foi a única coisa que pecou demais na minha opinião)
A dificuldade do jogo é bem quebrada em alguns aspectos de progressão, no início é um passeio no parque, pois a IA mal corre e mal te ataca. Conforme avançar na história, você nota que a máquina já não é tão amigável quanto era no início.
Você vai ter mais dificuldade em pegar o sistema de jogabilidade pra ter uma corrida boa do que com a IA na maior parte do tempo.

Talvez sua duração incomode por ter de jogar 7 visões da história e ter um número de corridas considerável (mas quem jogou Need for Speed não tem porque reclamar).

A trilha sonora podia ter sido mais rica ou funcionar de maneira menos repetitiva.

No online o que manda são as customizações da jet e seus upgrades, recomendo tentar apenas quando concluir tudo do offline.

Com relação à performance, não incomodou o fato de rodar à 30fps no PS4 FAT, mas ao ver a introdução rodar em 60fps, eu achei que seria nessa taxa de frames.

As variações de minigames foi uma boa adição pra descontrair um pouco sobre as corridas, além de claro exigir troféus para eles.

Pra encerrar, foi um jogo que entregaram exatamente da forma que eu esperei, visando um nicho e não prometendo algo fora do comum, sendo plausível de jogar quem curte corrida agressiva e anime bishoujos, se você esperava algo acima disso, é porque não conhece Shade.

Misa vendo você reclamar porque queria um AAA