Review / Tutorial de Through The Darkest Of Times

* Esta análise foi feita com o código cedido pela HandyGames (versão PS4)

Distribuidora: HandyGames
Produtora: Paintbucket Games
Plataforma:  PlayStation 4 / Xbox One / Switch / PC /Android / iOs
Mídia: Digital
Ano de Lançamento: 2020 (2019 no mobile)


Link para compra da versão PC na Green Man Gaming

Paranoia e espionagem são o combustível de Through The Darkest Of Times, um jogo de estratégia e gerenciamento de recursos sobre os anos da tomada de poder dos nazistas na Alemanha.
Com forte embasamento histórico, TTDOF retrata um pequeno grupo antifascista formado por católicos, operários, anarquistas e livres-pensadores que se opõem ao regime Nacional-Socialista do III Reich.

Devido à natureza de suas atividades, o grupo utiliza-se de diversas táticas de contra-inteligência para obter pequenas vitórias sobre o partido nazista e a ideologia ariana.
O jogo inicia durante a nomeação de Adolf Hitler como Chanceler na então República de Weimar (sistema de governo semi-presidencial vigente na Alemanha entre o fim da Primeira Guerra e o início do partido nazista).

Você começa com um protagonista customizável na aparência e mais dois membros da resistência. O objetivo é promover ações que ajudem na derrubada do partido, mas os tentáculos do III Reich logo se espalham pela sociedade, tomando de assalto o coração dos alemães incautos e esperançosos diante da promessa de uma Alemanha grande novamente.

A aparência do personagem é customizável, embora seu background seja randômico


Logo as minorias são culpadas pelos problemas da sociedade germânica: judeus, comunistas, homossexuais, negros e ciganos se tornam responsáveis pela resseção da Alemanha. A ideologia da raça pura ariana, merecedora de um estado limpo da escória se espalha e logo o povo começa a aceitar a lavagem cerebral Nacional-Socialista.
O sentimento de indignação com aqueles que são diferentes apaga a empatia das pessoas pelo próximo.

Neste contexto (acuradamente histórico), amigos, vizinhos e parentes dos protagonistas afiliam-se ao partido. Este é o momento em que conversas precisam ser respondidas com cautela, escolhendo-se respostas que não aumentem a desconfiança sobre os protagonistas.

A perseguição aos judeus e a marcação das lojas se inicia


Diversos momentos históricos do período são representados, como o incêndio do Reischtag (prédio e símbolo do governo federal alemão), a criação dos primeiros campos de concentração, as Olimpíadas na Alemanha em 1936, dentre outros.

Jesse Owens, o atleta negro americano que ganhou quatro medalhas de ouro e desmentiu a superioridade física ariana em plena Alemanha nazista

Estes momentos permeiam as missões, mostrando as repercussões sobre o povo alemão e a visão do resto da Europa sobre os acontecimentos.
Em muitos casos o personagem principal vivencia os acontecimentos e opções de ações e diálogos surgem. É sempre importante ponderar como e quando reagir (ou não), para evitar aumentar a sua notoriedade.
Antes de cada sessão de planejamento de missões, jornais mostram as últimas notícias, pautadas também em acontecimentos históricos do período.

As missões consistem em arrecadar fundos para a causa, sabotar instalações nazistas, expôr as ações negativas do regime para o resto do mundo e para o povo e incitar revoltas.
As missões são planejadas escolhendo-se os membros com status mais adequados a cada tipo de missão e menor visibilidade pela Gestapo e recursos que ajudem a reduzir o perigo de descoberta e captura dos membros.

Durante o planejamento de uma missão é importante observar os status mais recomendados e o uso de itens que possam facilitar a conclusão


Os personagens possuem cinco status: Segredo (o quão discreto é o personagem nas missões); Empatia (o carisma do personagem ante a população); Propaganda (o quão convincente em espalhar a causa); Força (o mais literal dos atributos, serve para se defender em caso de descoberta); “Cultura” (o quão intelectual é o personagem).
Durante o planejamento da missão, os status indicados são recomendados, sendo em alguns casos obrigatório o uso de um personagem com o status específico alto.

A moral e o número de Apoiadores são dois fatores importantes na hora de decidir quais missões aceitar


Além dos cinco status, bolas vermelhas ao lado do personagem indicam o grau de vigilância que ele está sofrendo; quanto maior o número de bolas, mais visado é o personagem.
Personagens mais visados aumentam o risco de detecção durante as missões e, consequentemente, o risco de prisão.
Ao ser detectado, existem três opções: fugir, esconder-se ou lutar. Cabe avaliar o risco antes de decidir, mas há tempo para tal: ao confrontar testemunhas, é fácil afugentá-los, mas o nível de procurado aumenta; com o passar do tempo, a Gestapo* surge e o risco de prisão aumenta; um personagem ferido precisa de kit médico (item raro e caro no jogo) ou ficar afastado por alguns turnos até que se recupere. Uniformes de soldados e da Gestapo roubados podem diminuir o índice de detecção e bicicletas podem ajudar nas chances de fuga, mas em ambos os casos é necessário equipar tais itens na fase de planejamento.

* Gestapo era o nome dado à Polícia Secreta do Estado (Geheime Staatspolizei), responsável pela espionagem e detecção de revoltosos contra o governo, era famosa pelos seus métodos de infiltração em fábricas, conseguindo voluntariamente lista de nomes de possíveis grevistas e descontentes com o sistema, pessoas estas que receberiam durante a noite visitas dos membros da Gestapo e não eram mais vistos nas fábricas…

Ao se detectado pondere sobre o que fazer a seguir: fugir, esconder-se ou lutar


Um personagem preso precisa ser resgatado em uma missão posterior de alto risco. Neste ponto é importante ressaltar que o jogo possui dois modos: no História as punições são mais leves, mas no modo Realista existe permadeath, ou seja, perde-se o personagem definitivamente, e o risco de um personagem morrer em missão de resgate é alto, além do nível de procurado dos personagens envolvidos na missão aumentar automaticamente.

Diversos itens podem ser comprados e/ou criados: panfletos, livros de manifesto, passaportes falsos, papel (para uso na criação dos anteriormente citados), tinta, explosivos, entre outros. Existem duas “moedas de troca” importantes: Marcos alemães (a moeda vigente no país até a introdução do Euro) que podem ser conseguidos através de doações em eventos com os simpatizantes da causa ou através de Contatos; e Apoiadores, que representam a força da resistência.
Contatos são NPC’s que podem ser usados para dar um boost em algum status do grupo ou conseguir uma boa quantidade de um recurso específico.

Embora o jogo possua uma arte relativamente simples em termos de modelos de personagem, nota-se uma certa influência do Expressionismo Alemão* na arte do jogo, embora com menos cores, sendo retratado através do cinza, marrom e preto (com exceção das cores dos olhos e das bandeiras nazistas). Personagens da resistência e do povo possuem feições austeras ou assustadas, com olhares e rostos bastante expressivos.
Soldados e membros do partido são representados por figuras soturnas, sem feições definidas, apenas sombras sobre o rosto, com poses rígidas.
A massa vibrando nos desfiles e discursos nazistas também perde certa parte de sua humanidade, com rostos menos definidos.

* O Expressionismo Alemão foi um movimento artístico surgido no fim do século XIX, primeiramente no cinema, mas que se estendeu a todas as áreas. Caracteriza-se pela distorção da imagem através de cores vibrantes e temas voltados ao sobrenatural, com influência do movimento Gótico e se opondo ao mundo moderno mais frio e excessivamente racional.

Cidadãos comuns possuem olhos expressivos e rostos marcados…

… enquanto soldados possuem poses mais austeras e menos expressões faciais


Embora o jogo seja forte na narrativa, animações também contam parte do roteiro, com personagens que parecem marionetes de papelão e cenas mais detalhadas em eventos históricos importantes.

A trilha sonora possui bastante influência de jazz, com temas soturnos, bem adequados ao clima tenso da situação.

A platina envolve uma série de diferentes jogadas para troféus específicos, além de números de diversas atividades sendo feitos em uma única jogada ou acumulados através dos saves, além da completude de missões históricas.

RESUMO DA ÓPERA:
Through The Darkest Of Times é um jogo pesado, com boa acurácia histórica e uma forte representação do sentimento de opressão.
Os gráficos e a mecânica simples são funcionais para o excelente roteiro, com decisões difíceis o tempo todo.
Os personagens estão em constante pressão psicológica (bem como o jogador) e dilemas familiares surgem com frequência. Os recursos são escassos e a moral do grupo é abalada pelos acontecimentos e decisões do partido nazista.
Uma excelente pedida para quem gosta de jogos com foco na narrativa e baseado em fatos reais.

PONTOS POSITIVOS:
– narrativa pesada e soturna, com forte sentimento de opressão
– trilha sonora impecável, embora minimalista
– gerenciamento de escassos recursos 
– ótimo embasamento histórico
– arte inspirada no Expressionismo Alemão

PONTOS NEGATIVOS:
– gráficos simples, com certo aspecto mobile
– a ausência de português pode afastar jogadores com um inglês menos fluente
– a sobreposição de imagens e o texto pequeno no mapa de planejamento pode tornar a leitura confusa

Um comentário