Review / Tutorial: Death End Re;Quest 2

Ola, aqui é o Pena e bem vindos a mais um review, dessa vez de um jogo que aparenta ser daqueles de “meninas kawais”, mas que de bonitinho tem apenas o rosto das personagens hahahahaha

Death End Re;Quest 2 é uma sequencia direta do primeiro jogo, mas não é estritamente necessário ter jogado ele, já que ele foca em outros protagonistas e as menções a elementos do primeiro jogo são bem sutis (claro, ter jogado o primeiro aumenta mais a diversão 😛 ). Ele mistura os conceitos de novel nas longas conversas com a exploração de dungeons e batalhas dos JRPGs num ambiente que alterna entre o mundo real e uma realidade tenebrosa misturada com um ambiente virtual cheia de monstros circulando cada esquina da cidade.

Esta análise foi feita com o código cedido pela Idea Factory (versão para o PS4)

Titulo: Death End Re;Quest 2
Produtora: Idea Factory / Compile Heart
Gênero: JRPG
Plataformas: PlayStation 4 / PC
Mídia: Digital e física
Textos: somente em inglês
Dublagem: Japonês e Inglês

Links para compra na Play-asia:
PS4: US / Euro / JP / JP Limitada

Link para a Steam:
https://store.steampowered.com/app/1266220/Death_end_reQuest_2/

História:

A história gira em torno de Mai Toyama, que após a perda dos seus pais, foi transferida para o Dormitório Feminino orfanato “Wordsworth” (que na realidade é um orfanato) localizado na cidade de “Le Choara”, um local tão recluso ao ponto de não ter sinal de celular e algumas pessoas não saberem o que é uma memória USB.
O orfanato é apenas garotas, o que torna a ocorrência de personagens masculinos no jogo quase nula.

Mai pediu a transferência para esse orfanato quando soube que a sua irmã “Sanae” foi transferida pra lá, mas ao chegar no local, ninguém parece saber da existência dela. No meio disso, ela vai se envolver nos mistérios dessa cidade.

Personagens:

Mai Toyama

A protagonista da história, é uma garota quieta e inteligente que tem dificuldade em lidar com a perda dos seus parentes.
Tem grande dificuldade pra lidar com as pessoas ao seu redor, podendo ser bem rude mesmo que não fosse exatamente a sua intenção



Rotten Dollhart

Conhecida pelo apelido de “Rottie”, ela é colega de quarto da Mai, sendo uma garota bem alegre e carinhosa com as outras garotas do dormitório.
Ela tem um grande interesse na Mai desde o primeiro dia que a encontrou.




Liliana Pinnata

Uma jovem que chega no orfanato depois da morte do pai e que acredita que ele morreu por causa de uma possessão demoníaca, o que faz com despertar o desejo de ser uma exorcista quando crescer.




Gráficos:

Como já é esperado de um JRPG, os graficos são totalmente puxados para o anime, tanto nas artes 2D usadas nas conversas como nas 3D durante as dungeons e batalhas.

Ambos os estilos tem uma ótima qualidade que vai agradar aqueles que curtem esse estilo de jogo, mas infelizmente personagens que não são muito importantes na trama principal não ganham uma arte grande que nem é mostrada na imagem dessa sessão (isso que a maioria dos homens nem um avatar ganham XD)

As artes 3D realmente estão muito boas, você não vê quadriculados e serrilhados nos modelos das personagens durante os closes nelas, o que ajuda bastante, pois tem varios momentos com zoom, então imagens de má qualidade iriam incomodar até mesmo aqueles que não se importam tanto.

Musica e áudio

A escolha para as musicas, apesar de serem estranhas em vários pontos, entram muito bem no clima macabro do jogo, da uma sensação de desespero na maioria das batalhas de chefes, por exemplo.
Nos momentos de conversa do dia a dia, as musicas são mais normais e calmas, dando um contraste enorme entre os dois momentos do jogo.
A seguir tem uma musica que toca durante as batalhas de chefes pra você entender melhor o que eu quis dizer sobre isso.

As dublagens estão muito boas, principalmente as japonesas, se encaixam bem nos personagens que foram dublados.
O bom que até mesmo os NPCs que não tem tanta importancia a trama principal receberam dublagem, não ficando algo vazio durante os momentos de conversa

Jogabilidade:

O jogo é divido em dois modos (e horários) distintos. Durante o dia, você navega pela cidade conversando com os NPCs disponiveis, enquanto a noite você desbrava a cidade tomada pelas trevas.

Durante o dia

Pula o texto de conversa lentamente


Log de conversa


Esconde caixa de texto


Próxima fala


Passa as conversas automaticamente


Passa as conversas automaticamente em alta velocidade


finaliza evento


Menu de sistema


Enquanto o Sol raia na cidade, a navegação por ela é feito por um mini-mapa das localidades disponíveis, demarcando os eventos que podem ser visualizados com uma foto do personagem no local.

Durante as conversas, você pode abrir o menu a qualquer momento, podendo salvar, dar load ou alterar as configurações do jogo.
A parte de salvar aqui é bem importante, pois alguns eventos terão escolhas que afeta o desenrolar da história.

Durante a noite:

Comando especifico da personagem


Menu


Ataque


Pulo


Controle da câmera


Abre o mapa na tela inteira


Já durante a noite, o jogo foca na exploração da realidade alternativa que sobre cai na cidade. Você controlara as personagens dentro de um ambiente 3D, encontrando criaturas que ao toca-las iniciará as batalhas, podendo fugir deles caso necessário.

Ao contrario da jogabilidade do dia, na noite você não tem como salvar em qualquer momento, somente nos pontos de save (apesar de ainda conseguir salvar durante uma conversa nesse periodo). Lá, alem de salvar, você consegue pode montar uma barraca pra interagir com os outros personagens do grupo, alem de conversar com um NPC para realizar compras, vendas e verificar side-quests, como também se teletransportar pra outros saves que você já passou, mas isso libera depois na história

Na loja você encontra itens de cura, equipamentos, e outros apetrechos que são atualizados conforme a história avança. Após um certo ponto da história, as side-quest são liberadas, podendo aceitar e relatar a conclusão com o NPC da loja.

Logo no começo do jogo você cai encontrar esses telefone tocando, mas a real utilização dele só é mostrada BEM DEPOIS.
Como é um dos segredos do jogo, vou deixar no ar pra deixar a curiosidade de vocês a doida ahahahahah XD

O mapa vai completando conforme você explora ele, então tente andar em cada pedaço possível pra ter ele completo e te ajudar quando precisar ir em algum ponto especifico.

Em vários pontos do mapa você encontrará locais que necessitaram de alguma personagem especifica para passar certas barreiras ou alcançar algum item que normalmente não é possível sem essas habilidades

Durante as explorações da cidade, você será surpreendido por esse ser sombrio que ira te caçar por um tempo. O detalhe aqui é que, se ele RELAR em você, já da game over na hora, sem “chororo“, então se encontrar ele, coooooorrrraaaaa!!!!!!

Caso consiga acertar um ataque nos monstros na dungeon, aparece essa mensagem antes de começar a batalha e você tem a iniciativa, então sempre tente acertar pra não ter dificultardes na exploração.

Menu

Aqui você encontrara algumas opções pra configurar o seu time e sobreviver a exploração da cidade:

  • Skills: Visualiza e configura as skills das personagens
  • Item: Inventório com todos os itens da equipe
  • Equipments: Parte para equipar os novos equipamentos
  • Party: Escolher quem vai para a batalha
  • Status: Mostra as características das personagens
  • Library: Biblioteca com ajuda do jogo
  • Mission: mostra uma lista com todas as side-quests disponíveis no momento
  • System: Configurar os parâmetros do jogo e realizar o load do save
  • Scenario Chart: Visualisa as ações tomadas durante o jogo

Skills

Na parte de skills você pode verificar todas as técnicas já aprendidas pelas personagens, alem de usar alguma de cura caso precise. Também é possivel pre-configurar algumas sequencias de ataques pra agilizar as batalhas e criar sets de skills.

Equipment

Aqui não tem muito segredo, todos os equipamentos disponíveis pra as personagens podem ser alterados antes de entrar numa batalha.
Algo que eu gostei é que pelo menos a arma que elas usam muda conforme o equipamento selecionado, tem umas armas com uns designs legais

Item

Aqui você consegue ver todo o seu inventário, usar itens de cura e verificar características dos equipamentos sem ter que entrar em cada slot separado.
Party

Quando tiver mais de 1 personagem, você pode deixar uma ou mais no “banco” ou acertar o seu grupo conforme a sua necessidade ou preferencia.

Status

Mostra todos os status das personagens da equipe, alem de qual é o seu elemento primordial.
Também da pra ver a imagem da versão “Glitch” da personagem e uma visão mais afastada da arte de ambas as versões
No canto inferior esquerdo da tela mostra a porcentagem de skills que você já aprendeu com ela, excelente pra ter um controle de quantas faltam.

Library

Contem todas a mensagens de sistema apresentadas até o momento no jogo, podendo reve-las a qualquer momento e tirar duvidas sobre as mecânicas dele.

Mission

É praticamente a mesma tela de missões que você vê com o NPC da loja, mas como você pode ver ela em qualquer momento, facilita pra saber o que falta pra completar as side-quests sem ter que retornar ao lojista

System

Aqui você pode alterar confirugações do jogo, dar load dum save e ou retornar a tela titulo do jogo, já que não tem um “soft reset” implementado nele.

Scenario Chart

Para acessar essa opção do menu é necessário apertar o botão especificado na parte inferior do menu principal, sendo no PS4 o botão do touchpad.
Aqui você pode ver as ações que você fez durante a jogada nos diversos capítulos do jogo.
Vale lembrar que você NÃO PODE VOLTAR aos pontos verificados, são apenas para controle para liberar os finais do jogo.
Mas pelo menos ao clicar nas ações, você recebera dinheiro ou até uns itens, então verifique com frequência pra não se perder e sempre ter uma grana extra

Batalha

Informações do campo de batalha


Menu de Skills


Ataque padrão (pré-configurado)


Termina o turno da personagem


Acerta a câmera


Modo automático


Foge da batalha


As batalhas do jogo, apesar de serem por turno, não são travadas, quando você tem controle da personagem, é possível andar em qualquer ponto do campo de batalha e atacar de qualquer posição, mas o dano não é alterado pela posição, mas sim pelas resistências / fraquezas dos elementos, tanto dos inimigos como das personagens.

Essa barra no canto mostra a sequencia dos turnos da batalha, sendo que quem está no topo é o personagem / inimigo que está com o turno ativo.

Aqui não temos elementos como fogo e gelo, mas somente 3 elementos bem distintos:

  • Sol: forte contra Luae fraco contra Estrela
  • Lua: forte contra Sol e fraco contra Estrela
  • Estrela: forte contra Lua e fraco contra Sol

Saber com o que atacar vai facilitar muito a sua vida, então sempre verifique os elementos dos inimigos durante as batalhas.

Com os ataques pré-configurados no menu antes da batalha, você só precisa escolher a opção e mover a personagem para que a área de efeito do ataques estejam sobre o inimigo, mostrado pelas linhas que aparecem na frente da garota.

Também é possível acertar uma sequencia de ataques durante a batalha (sempre até 3 ataques), se adaptando as diversas situações que ocorrem durante os encontros.
Na mesma parte de skills é aonde você encontra os itens caso precise usa-los nas batalhas.

Uma coisa interessante é que você pode aprender novas técnicas no meio da batalha dependendo da sequencia e técnicas usadas, então testar novas opções é essencial para conseguir técnicas diferentes que você não conseguiria somente subindo de nivel

Uma mecânica interessante durante as batalhas são os “knock-outs”, que ocorre quando você utiliza certas skills com essa característica. Ao acionar essa habilidade, após terminar os ataques, o inimigo é jogado para na direção do ataque e começa a quicar entre os limites do campo de batalha e outros inimigos com se fossem bolas de bilhar….

… e se durante essas quicadas ele for em direção a outra personagem que não seja a que iniciou o efeito, ela rebate ele, continuando o efeito e causando mais dano ainda ao inimigo.
O quanto esse inimigo vai quicar e a distancia que ele é empurrado depende do seu tamanho e peso, então inimigos pequenos voam muito mais facil do que inimigos muito grandes.

Nos campos de batalha você encontrara uns símbolos no chão, que ao passar por cima deles dão melhorias temporárias, podem recuperar HP ou retirar status. Eles também aumentam a porcentagem de corrupção das garotas e ao chegar a pelo menos 80%, elas entram no “Glitch”

No modo Glich, a personagem fica bem mais forte e pode ativar uma técnica que só funciona nesse modo.
Mas tem certos detalhes sobre esse modo:

  • A cada turno da personagem, ela perde 10% de corrupção e se ficar abaixo de 80%, ela volta ao normal
  • Ao usar a técnica especifica da transformação, a corrupção é zerada e a transformação é interrompida
  • Caso termine a batalha ainda transformada, a corrupção também é zerada para a próxima batalha

Durante as batalhas, o Berserk pode entrar nela sem nenhum aviso. Ele não pode ser atacado e se você estiver no alcance de ataque quando for o turno dele, a personagem toca uma MORTE INSTANTÂNEA sem choro, então como quando você encontra eles na dungeon, FICA LONGE DELE.

Quando você derrota o inimigo, caso cause mais dano que o necessário, começa a acumular niveis de overkill, indo até o nivel 10.
Quanto maior esse nivel, mais exp e dinheiro você ganha no final da batalha, então é sempre interessante apelar o máximo possivel na hora de derrotar os inimigos

No final da batalha é contabilizado o EXP e dinheiro que você conseguiu com os inimigos mais os bônus dos “Overkill”. Esses bônus ajudam demais na evolução, que mesmo numa parte mais avançada do jogo o grid de leveis não é tão trabalhoso

Extras:

Conseguiu fechar o jogo? Bem, você não fechou o jogo de verdade, jogue novamente pra fazer tudo certo hahahaahhaa.
Mesmo que você libere o final verdadeiro na primeira jogada (que vai dar umas 20~25h de jogo mesmo vendo todos os evento), o jogo não termina ali, é necessário jogar ele novamente para entender por completo a história do jogo.

Alem de liberar eventos extras, o NG+ libera uma dungeon extra e um mini-game de fuga.
Pelo menos você consegue adiantar bastante coisa da história que você já fez, acelerando drasticamente o andar da história pra conseguir os outros finais (tem 3 no total)

Tem também uma área bônus aonde é possível ver as cenas que foram liberadas, informações dos personagens, musicas e vídeos dele.

Troféus e Conquistas:

A lista de troféus / conquista desse jogo não é muito grande, mas como a maioria dos jogos da Compile Heart, é BEM TRABALHOSA, exigindo que você faça diversos finais que dependem das escolhas que você faz durante a partido (e mesmo assim você não consegue fazer tudo numa única partida :P).
Como os mais trabalhosos são os dos finais diferentes e eu não vou dar dicas deles (não sou tão bonzinho assim hahahaahah), ao contrário dos outros reviews, não vou especificar troféus por nome, te vira nesse XD

Considerações Finais:

A história é interessante e o clima macabro do jogo te deixa presso nele, mas eles souberam quebrar bem os momentos pesados (que tem bastante, a mensagem de alerta no começo do jogo sobre violência e cenas grotescas não está ali de enfeite hahahhahahaha) com bastante humor, principalmente nas interações da Rottie (sempre precisamos de um alivio cômico XD)

As batalhas são legais, mas depois de um certo ponto do jogo se tornam um pouco maçantes por causa do excesso de inimigos com HP muito ou ou que simplesmente não tomando dano, alem de que tem uma interação entre os ataques e como o inimigo reage a eles meio estranha, é algo que a empresa sempre peca um pouco tentando inovar e isso eu estou falando como fã da empresa e das franquias deles, como a série Neptunia, mas não é algo que vá estragar a diversão, eles já melhoraram muito em comparação aos jogos em 3D mais antigos deles.

Comparação da versão Ocidental (a esquerda) com a Oriental (a direita) do modo Glitch

Em resumo, jogue ele sabendo que, como todo jogo da empresa, tem bastante fanservise (nada ecchi, apesar do visual do modo Glitch no ocidente deram uma “maneirada nele”, continua bem revelador XD), mas que realmente vale a pena ver o desenrolar da história

Um comentário