Review / Tutorial de Awesome Pea 2

Muitos dos plataformas conhecidos pela gente tem aquele teor de ação, derrotar inimigos, escapar… Enquanto outros não, exigem apenas a destreza, desviar dos perigos, ter precisão nos pulos…

É o caso de Awesome Pea 2, onde não há inimigos, apenas o perigo das armadilhas…

Nome: Awesome Pea 2

Gênero: Plataforma 2D

Desenvolvedora: PigeonDev

Estúdio: Sometimes You

Plataformas: PC, Playstation Vita, Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch

Ano: 2020 (3 de junho as de mesa e Switch e 14 de julho a versão Vita)

Mídia: Digital

Código cedido pela Sometimes You para Playstation Vita.

Tela Título

História / Enredo

Greedy é o nome do nosso “slime”, onde no primeiro jogo foi até às profundezas de calabouços e outros lugares com o único objetivo: enriquecer… o segundo jogo mantém a ganância de Greedy (trocadilho bilíngue) fazendo-o viajar em outros lugares e continuar juntando seus ouros e jóias em busca da riqueza crescente.

Gráficos

O jogo tem uma paleta de cores monocromático variante em tons verdes, como agente via em computadores antigos com interface CGA e até mesmo no GameBoy.

Há a opção de filtro de scanline simulando uma tv CRT, que particularmente achei mais interessante de jogar assim.

Som

Os chiptunes do jogo variam em músicas cômicas ou com teor sombrio (estilo Super Mario, nas fases de encanamento)

Não há sons adicionais há não ser o de música e ao pegar os tesouros.

Jogabilidade

A jogabilidade é simples e precisa, incluso o fato de a mecânica de taxa de pulos funcionar bem para as diversas necessidades de evasão.

Sistema de jogo

Como comentado anteriormente, o jogo não possui inimigos ou qualquer tipo de criaturas hostis, apenas o desafio de armadilhas para testar a destreza de Greedy e chegar de um ponto ao outro.

Os níveis variam de ambientes externos do planeta em que Greedy viajou até alas de castelos, encanamentos e outros com dificuldade progressiva, e acredite, conforme avança o jogo exige que você tenha noção de tempo e destreza para aplicar os pulos e calcular exatamente o momento certo para ter queda segura entre uma e outra armadilha, podendo usar alguns objetos como estantes, mesas e derivados…

A duração se consiste em 25 fases, sendo todas cronometrados para seu auto desafio, e não se preocupe se perder algum tesouro, pois no mapa está indicado quantos pegou e quantos tem (as jóias maiores somam 10 pontos, as moedas 1).

O mapa geral com as 25 fases (0 até 24)

Troféus/Conquistas

Dificuldade: 2/10
A platina e domínio do jogo é simples passar todas as 25 fases coletando todo o ouro e jóias disponíveis, desconsidere a pressa no relógio, pois não envolve speedrun.

Considerações Finais

Awesome Pea 2 é um plataforma indie competente, nota-se que o objetivo é ser um jogo desafiante sem apenas pra necessidades exageradas de dificuldade, com um bom toque de quantidade de fases e progressão de desafio.

Em contrapartida, poderia ter mais ambientes variados e músicas de chiptune, mais variadas, pois em certo ponto algumas repetem.

Um comentário