Review / Tutorial de Dead or School

A Nanafushi nos traz um jogo que poucos conhecem e teve crowdfunding suficiente para sair, para minha alegria

Inicialmente lançado para PC em 2018, o jogo apareceu para Playstation 4 e Nintendo Switch posteriormente em 2019, sendo localizado somente este ano…

Trata-se de um hack n slash 2.5D com elementos de RPG, deveras simples, mas que cumpre seu papel de forma oldschool…
Sendo publicado pela própria Nanafushi e pela Marvelous

A versão usada para o Review foi a de Playstation 4, sendo rodado no modelo FAT.

capsule_616x353

Título: Dead or School
Gênero: Action/Hack n Slash 2.5D
Produtora: Studio Nanafushi
Publicadora: Studio Nanafushi e Marvelous Europe
Plataformas: PC (2018), Playstation 4 e Nintendo Switch (ambos em 2019)
Mídia: Física e Digital
Links de compra na Play-Asia:

Dead-or-School-fisico

Dead or School SW EU
Dead or School SW JP
Dead or School PS4 JP
Dead or School PS4 EU

História / Enredo

Uma das coisas mais interessantes do jogo, é que ele tem ligação com um mangá chamado “Kikai Ningyo Nanami Chan”, sendo uma história de ficção científica e que compartilha o mesmo universo com o jogo.

Japão pós apocalíptico….

Zumbis tomaram conta de todos os lugares, sendo os remanescentes de uma guerra do passado e vivendo na superfície e causando mortes. Os humanos, por medo, resolveram se esconder em camadas subterrâneas para evitar ao máximo a morte.

Com o passar dos anos, os que sobreviveram, acabaram acarretando uma vida sem muitos costumes do cotidiano, assim como passado de filhos para filhos, não havia mais escola no dia a dia…

Entretanto, Hisako que defendia todos de possíveis zumbis que entravam no subterrâneo, ouviu histórias desse cotidiano, e sua avó mostrou seu antigo uniforme, despertando assim a curiosidade e o interesse em ter aprendizados além de auto defesa e matar zumbis…..

Hisako decide tentar pôr o fim nessa infestação de zumbis e todos voltarem a ter uma vida normal, se deslocando por meio do sistema subterrâneo de Tokyo, visitando lugares de referência… mas será que ela conseguirá isso sozinha??

Personagens

Nesse Review falarei apenas de 3 personagens, o jogo tem diversos outros, que aliás alguns tem seus plots e eventos enriquecidos durante o jogo, assim como os que não tem tanta importância ao ponto de serem citados.

Hisako

hisako

Nossa heroína e única personagem jogável… faz parte da terceira geração pós apocalipse.

Hisako tem uma personalidade ativa e alegre, e aparentemente não teve dificuldade para ter um estilo de vida subterrâneo. Entretanto tem bastante curiosidade com tudo, tem dificuldade em entender coisas complicadas e é ingênua, não tem noção de como está a situação na superfície, mas está decidida em destruir os zumbis e poder conhecer o antigo cotidiano e cultura da civilização.

 

Yurika

yurika

Yurika é salva por Hisako, e se mostra uma mulher sem qualquer tipo de ação com sentido…. conforme avança, vai se mostrando uma pessoa perspicaz em ajudar na coleta de informações para o extermínio dos zumbis e dos inimigos mais fortes. Tem bastante curiosidade sobre a pré guerra, nos setores de moda e mangás…

Noriko

noriko

Uma personagem de Kikai Ningyo Nanami Chan e avó de Hisako.

Noriko quando foi para o subsolo, agiu de acordo com as necessidades, não querendo que fosse sequer cogitado de ir até a superfície, sendo extremista em termos pontos, dando uma educação severa a sua filha que seguiu seus passos. Quando Hisako começou a ter curiosidade de como seria lá, teve o apoio de Noriko, que de certa forma já estava arrependida de ter deixado sua filha sem essa dúvida.

Tela Título

DEAD OR SCHOOL_20200615202714

Gráficos

DEAD OR SCHOOL_20200617231919

Os gráficos são bem simples, com texturas SD e personagens desenhados com movimentação razoável.

Efeitos são bons, e combinam com a simplicidade dos gráficos.

anime

Nas cutscenes, há variações de cenas de anime e cenas de engine do jogo.

artworks

Nos diálogos e eventos há o artwork dos personagens, assim como cenas CG estáticas…

Som/OST

A trilha sonora é composta em tipos de ambientes, sendo variada em heavy metal, rock, mista (orquestral e rock) e dinâmicas (geralmente durante os eventos e suas alternâncias de situações)

Há pequenas dublagens mas não é Full voiced.

Infelizmente esse jogo não tem como exemplificar a OST, mas acredito que tenha agradado muitos.

Controles / Jogabilidade

DEAD OR SCHOOL_20200617233601

Adaptável, tu mesmo pode mapear os controles da forma que quiser, única coisa não possível para mapear são os analógicos direitos usados para mirar…

Por ser um hack n slash, tem uma resposta competente para os combates, não tendo qualquer reclamação nesse aspecto.

Sistema de Jogo

Hisako usa o meio subterrâneo para se deslocar durante o jogo, sendo as estações de Tokyo as fases e a sua estação o hub de colecionáveis e seleção de fases…

Este slideshow necessita de JavaScript.

Cada estação é composta por ambientação diferente, em termos de desafios, cada fase alterna um pouco entre a própria estação, esgotos, lugares escuros, entre outros…

O combate consiste em 3 tipos de armas: armas brancas, armas de fogo e armas de lançadores, podendo ser alternado rapidamente para combinar os ataques.

Além disso, existem diversos tipos de armas dos três tipos para Hisako usar, cada uma com seu estilo de ataque, mas isso falarei depois.

Heads-Up Display

DEAD OR SCHOOL_20200617232728

  1. Portrait variável de Hisako e abaixo o nível e a barra de EXP
  2. Barra verde de life e barra vermelha de stamina, cada ação que Hisako tem gasta sua resistência, incluso ataques, pulos e evades.
  3. Dinheiro e caixa de itens adquiridos, como chaves, cards e alguns de subquests.
  4. Dinheiro adquirido, ao sofrer game over, perde-se um valor.
  5. Mapa das estações
  6. Caixa de objetivos descritos, missão e subquests
  7. Armas e suas durabilidades. A barra adicional acima das armas de fogo é a munição no pente.
  8. Nas batalhas de encontros a tela se trava para os duelos e surgem as barras de ondas, assim como o número de inimigos por onda, além de claro indicadores das barras de life e nível acima dos inimigos.
  9. Na parte de chefes ou inimigos de level muito acima, fica uma barra centralizada na parte inferior, assim como indicador de caveiras e nomes em vermelho.

Indicadores de Mapa

DEAD OR SCHOOL_20200617233153

O jogo indica bem tudo que é possível fazer nos mapas, onde o ponto brilhante é a Hisako, as esferas os portais de saves, os bonecos azuis os refugiados possíveis para resgate, os sacos amarelos os souvenirs, as chaves vermelhas para abrir portas trancadas e que significam subquests (verdes) e missão principal (amarelos) que ficam piscando no mapa.
Entretanto, pegar os extras vai se tornando uma tarefa talvez para poucos conforme o avanço do jogo, pois irá encontrar diversos desafios diferentes, seja em forma de puzzle, destreza e fuga, variando bastante o gameplay nesse aspecto…

Este slideshow necessita de JavaScript.

Batalhas

O sistema de batalha possui dois tipos de lutas, que são os encontros, onde a tela se fecha e tu tem que enfrentar as ondas sequencias, e as ambientais onde não há qualquer tipo de bloqueio e fica a seu critério derrotar ou não. Alguns fatores que serão complementados no menu Customize, mas aqui já teremos uma idéia de como funciona.
Cada estilo de arma tem suas variações, por exemplo:
Para armas brancas usando a katana ou rapier, ou seja, armas mais leves, Hisako pode fazer combos de golpes diversificados, podendo inclusive fazer um “launch” e emendar combos aéreos, sendo com dano menor mas com maior sequência. Se optar por axes que são armas mais pesadas, Hisako só aplica um golpe de ataque, entretanto com mais dano.
O gasto da stamina é variado conforme as armas adquiridas e equipadas (somente nos saves ou no trem de refúgio).
O mesmo acontece até com armas de fogo, podendo variar entre shotguns, submachines e outras….
As técnicas usadas com L2 nas armas brancas variam do estilo de arma equipada, enquanto nas armas de fogo e launchers é o mesmo para qualquer arma.
Além disso, ao matar os inimigos, eles podem dropar dinheiro, equipamentos, GEARSMODS, mas esses darei detalhes mais pra frente….
Hisako também tem a habilidade que se consiste em “slowmo” ao esquivar na hora do ataque inimigo, dando vantagem sobre todos e sendo indicada pelo ambiente ficar monocromático.
Mas nada melhor que tentar mostrar um pouco das batalhas, né? Vai aí um trechinho pequeno mostrando um Encounter e batalhas ambientais:

Outro detalhe é que ao estar em estado crítico, o uniforme “quebra”, dando a animação e a indicação seifuku hason (制服破損 Uniforme danificado) na tela:

uniforme

Situação crítica nesse momento, Hisako pode tomar mais dano e consequentemente facilitar o seu game over e perder uma parte do dinheiro juntado, tome cuidado…

Evolução e Saves

A evolução de Hisako é natural, matando os zumbis se consegue XP e ao encher a barra o Level UP ocorre, subindo seus atributos.DEAD OR SCHOOL_20200616023433

Já o save, acontece apenas nos pontos específicos indicados no mapa que já comentei, ao entrar usando o botão de ação já acessa o menu e o save já é aplicado.

DEAD OR SCHOOL_20200617001254

Menus

Há dois estilos de menus, sendo um mais curto e um mais completo

GO

Fast Travel entre os save points alcançados das estações correntes…

CUSTOMIZE

customize

Ao entrar no Customize, você pode equipar os 3 tipos de armas, fazer melhorias, modificações e vendas, além de equipar acessórios para atributos ou suportes.
Melhorias – gasta os REINFORCEMENT GEARS, que são os amarelos, mais uma quantia em dinheiro, aumentando os atributos das armas por level, sendo o máximo indicado por uma estrela.
Modificações – gasta MODIFICATION GEARS, que são os roxos, esse não exige quantia em dinheiro, permite ter modificações de suporte, ataque ou atributos para Hisako, por exemplo, invocar tipos de drones que ajudam, Hisako poder atirar granadas de tempo em tempo enquanto ataca, etc…
Acessórios – podem variar de classes I à IV, quanto maior a classe maior a % de atributos ou melhorias consideráveis, cada tipo de arma aceita 2 slots de acessórios, sendo atribuído diretamente à Hisako, então independente da arma equipada, o acessório funciona em todas.
OBS: as armas além de terem seus diferentes tipos de estilo, também tem diferentes tipos de raridade, podendo variar entre comum, modificadas e reforçadas, soltando assim um brilho verde e azul na customização.
Os atributos a seguir são válidos pros 3 tipos de equipamentos:
Stamina Cost – custo de resistência em cada golpe por combo ou golpes únicos
Critical rate – rateio crítico, calculado em probabilidade de acertar golpes críticos
Weight – peso de equipamentos que Hisako suporta
Já os atributos das armas, podemos definir que:
Armas Brancas
Level – nível da arma
Power – poder de ataque da arma
Speed – velocidade de frequência de combos
Durability – número de golpes que aguenta até quebrar (mas não se preocupe, elas são armas mágicas e podem voltar se quebrar e tal lol)
Armas de Fogo e Launchers
Level – nível da arma
Power – poder de fogo da arma
RPM – Rounds per Minute, balas por minuto
Ammo – munição no pente
Reload Time – segundos gastos pra recarregar

STORE

DEAD OR SCHOOL_20200617233348
A loja para comprar equipamentos e acessórios muda de tempo em tempo e de save point pra save point…

TRAIN

Volta para seu trem de refúgio…

OBJECTIVE

DEAD OR SCHOOL_20200617233128Nenhum mistério, os objetivos principais e SUB estarão ali…

SKILL TREE
skill
A carismática árvore de habilidades de Hisako num quadro negro com as esquemas…
Cada level ganho, você ganha um SP, ao fazer subs ou achar souvenirs, também tem a possibilidade de ganhar SP, sendo cada skill característica pros três tipos de armas.
Ao concluir todo o aprendizado de determinado item, Hisako rabisca todo o desenho…

STATUS
A tela de customize e status é a mesma, com exceção que nessa não há operação nenhuma, apenas visualização.
Para os atributos de Hisako, temos:
Level – nível de Hisako
Life – pontos de vida
Stamina – resistência
Move Speed – movimentação e frequências de ataque
Jump Stamina Cost – custo de stamina nos pulos
Dodge Stamina Cost – custo de stamina nos evades
EXP – experiência de nível atual
Required EXP – experiência restante pro próximo nível
Total EXP – experiência total entre todos os níveis somados
Caso seja aplicado algum acessório de melhorias, o número em amarelo é o atributo com o efeito deste acessório.

STUDENT ID NOTE
Apêndice, códice, anotações, o que quiser chamar, é aqui, galerias, informações, tutoriais, etc…

SETTINGS
Configurações e ajustes de jogo, som e controles…

 

DEAD OR SCHOOL_20200617233532

MAIN MENU
Volta pro menu inicial e sai do jogo (dando aviso de perda de dados caso não tenha salvo antes)

Troféus / Conquistas

DIFICULDADE: 4/10
A platina / domínio do jogo não é dificil, ele exige que faça determinadas melhorias nos atributos de Hisako, nas armas, gastar valores no shop, juntar 10000 ienes de uma vez só e fazer 100% em tudo, ou seja, coletando os souvenirs e os refugiados, o que talvez seja a desistência de alguns…

Considerações Finais

Dead or School se mostrou um hack n slash divertido, entretanto, algumas falhas técnicas podem incomodar no sentido de “mapping”, Hisako as vezes não segue as plataformas do jogo de forma correta, podendo até mesmo bugar em alguns pontos e te fazer perder life por cair num buraco devido esses bugs… (mas lembre-se que é um indie crowdfunding)
A velocidade do jogo me agradou bastante, pois no hard o jogo exige alternância das armas o tempo todo e boas táticas para enfrentar os inimigos e chefes sem correr o risco de quebrar a espada ou ficar sem munição, tirando o fato de que o HUD, às vezes pelo excesso, atrapalha nos encontros fechados, mas vendo o HUD de versões alpha do jogo, fico me perguntando se talvez não seria menos pior deixar assim: 
primeira hud

Todos os chefes, que tem suas batalhas bem variadas, são de dificuldade progressiva, achei um dos pontos fortes do jogo por ter chefes bastante interessantes e variados, mas infelizmente os inimigos normais não tem tanta variação, claro alguns são apresentados quando aparecem pela primeira vez mas mesmo assim não é o suficiente pra variar até o final do jogo, o que torna a repetição em certo ponto já manjada para as batalhas (mesmo no hard e mesmo tendo uma boa duração num geral).
Talvez a quebra das armas tivesse mais fundamento em REALMENTE quebrar e não reparar, seria um desafio mais hardcore, mas percebe-se que o intuito aqui não era ser um jogo difícil à esse ponto, ou seja, concentra-se mais em saber administrar as lutas com as armas do que realmente ser difícil…
A história vai tendo fatos ligados ao mangá de forma que quem conheceu primeiro lá, certamente terá mais proveito, dando uma progressão interessante pro universo do jogo.

Enfim, encerro aqui e espero que tenham gostado ao ponto de tentar arriscar comprar…