Review / Tutorial de Streets of Rage 4

A década de 90 teve diversos títulos populares e gêneros que foram crescendo com o passar dos tempos…

O chamado Beat’em Up, aka “Briga de Rua”, foi um desses gêneros que cresceram e se popularizaram rapidamente tanto nos arcades quanto nos videogames de mesa…

Exemplos como Cadillacs & Dinosaurs, Double Dragon, Punisher, Knights of the Round, X-Men, Dungeons & Dragons, Teenage Mutant Ninja Turtles e Final Fight eram os que mais se sobressaíram nos arcades, e justamente por isso, Final Fight também teve suas versões de continuidade caseiras para Super Nintendo, entretanto, para rivalizar com ele, foi lançado para Mega Drive no final dos anos 90, Streets of Rage (posteriormente em 91 no Japão como Bare Knuckle) pela Sega AM7 (Overworked e WoW posteriormente), sendo novamente lançado para Master System em 1993

Já vi pessoas que conhecem mais de Final Fight do que Streets of Rage, entretanto podemos pensar em algo mais amplo e interessante fazendo um Descobrindo Franquias do SoR, mas vai depender do feedback desde post… Hehehe

O Review em questão será considerado para os que já são familiarizados com a franquia, sendo assim, enredos e personagens serão considerados conhecidos em primeira impressão…

Vale ressaltar que o jogo teve desenvolvimento da LizardCube também, conhecida pelo remake de Wonder Boy…

A versão concedida para este Review foi a de Playstation 4.

Vamos então mergulhar na nostalgia e voltar aos anos 90???

Nome do Jogo: Streets of Rage 4

Desenvolvedora: LizardCube / Guard Crush / Dotemu

Publicadora: Dotemu

Mídia: Digital e Física (Limited Run Games no EUA e Play Ásia no JP e Ásia)
Edições da Play-Asia tem previsão de envio para Junho

Edição Física PS4 Play Asia

Edição Física SW Play Asia

Plataformas: PC, Playstation 4, Xbox One e Nintendo Switch

Lançamento: 30 de abril de 2020

História

woodoakcity

Dez anos se passaram após Streets of Rage 3, quando Mr X finalmente foi derrotado e a paz, enfim, chegaria à Wood Oak City…….. era o que se esperava…

Indícios de uma nova organização liderada pelos Gêmeos Y, filhos de Mr X, torna a causar o caos e tentar conquistar o mundo com hipnose por meio de lavagem cerebral usando músicas eletrônicas…

Os clássicos agentes e heróis Blaze e Axel, decidem se unir novamente com seu antigo amigo Adam a tentar por um fim à essa nova ameaça, assim como com dois novos personagens para reforçar a equipe…

Personagens

O jogo possui 5 personagens bases, sendo 4 liberados desde o início e 1 no decorrer da história…

Entretanto, foi revelado que o jogo tem 17 personagens jogáveis no total, sendo as versões alternativas do trio clássico de outros jogos, e alguns de seus companheiros, sendo desbloqueáveis por sistema de pontuação acumulada ao terminar as fases.

Axel Stone

axel stone street of rage 4

Nosso ex policial, presente desde o primeiro jogo, retorna com barba e aposentado, apenas meditando e se exercitando vivendo em meio a natureza, mas ao receber a ligação de Blaze, acabou voltando para a cidade.

É um dos personagens mais equilibrados, entre força, técnica e stamina. Seu estilo de luta tem como base artes marciais, e foi aprimorado.

Golpes: Grand Upper, Dragon Smash, Dragon Wing e Grande Hook

Blaze Fielding

blaze sor4

Blaze retorna ao SoR 4 sendo também uma dispensada do departamento por desentendimento com comissário e sua resistência em participar de um curso de raiva (formalmente falando) mas arranjou serviço como professora de dança.

Não deixando de lado seu hábito de brigar na rua, ouviu os rumores da organização nova e por isso resolve pôr um fim aos irmãos Y.

Seu estilo de luta ainda é o Judô, com golpes marciais e agarrão pesado. Comparado com Axel, Blaze também possui técnica, mas um nível abaixo de força e desvantagem na stamina, mesmo sendo considerada uma personagem rápida num geral.

Golpes: Kikö Shö, Embukyaku, Vertical Slash, Hishösözan e Tamashi Age

Cherry Hunter

IMG-20200505-WA0044

Um dos novos reforços para a equipe.

Cherry é filha de Adam e sobrinha de Skate. O fato de ser filha de Adam é um peso nas suas costas, e uma frustração, já que ele é o oficial mais condecorado do departamento. Gosta de música e tem devoção a essa arte (tanto que carrega sua guitarra nas lutas). Em termos de técnica, seu estilo de luta é o Pogo, um estilo de dança voltada ao punk rock (sendo assim um precursor do Moshing), tornando-se bastante ágil, sendo a ÚNICA personagem com corrida.

Justamente por isso, há a penalidade de força e stamina, entretanto seu gameplay é o mais fluido, compensando por poder punir mais rápido seus rivais ao esquivar de potenciais ataques, já que seus pulos também tem grande vantagem.

Golpes: Flying Knee, Townshend Smash, Sound Check e Stage Entrance

Floyd Iraia

IMG-20200505-WA0043

O segundo novo reforço da equipe.

Floyd trabalhava em projetos para sua comunidade, até que sofreu um acidente e perdeu os dois braços.

A responsabilidade de seus braços por meio de sua construtora o afundou em dívidas médicas por meio de advogados, ao invés de ajudar.

Foi então que Dr. Zan decidiu passar anos ao lado dele para ensinar a construir e utilizar novamente os seus braços para o bem, porém de metal (lembra alguém de um jogo de luta não?). Floyd foi quem atendeu ao chamado de Blaze quando contatou Zan.

Seu estilo de luta é o Rakushin Fist, onde Rakushin (Raxine seria pelo japonês, fonológicamente “raquisine”) é o elemento descoberto por Zan nos jogos anteriores. Em termos de técnica, Floyd tem alta vantagem em força e técnica, fraco em velocidade e stamina mediana, misturando agarrões do Max e estilo próprio do Rakushin.

Golpes: Thunder Twins, Magnetic Grab, Thunder Sphere, Thunder Pounce e Rakushin Cannon.

Adam Hunter

IMG-20200505-WA0045

O nosso terceiro herói clássico estava ciente que cuidaria de sua filha após SoR 3…

Entretanto foi convocado para as forças especiais e se infiltrar numa nova organização que estava tendo controle da cidade. Ficando ocultado por muito tempo, ele finalmente decide pôr fim nessa batalha.

Seu estilo de luta é boxe, em termos de técnica, Adam é páreo com Axel em termos de força, mas tem mais técnica e stamina, entretanto sua desvantagem é notável em velocidade comparado com Axel, entretanto, Adam possui dash frontal (dash in).

Golpes: Uzi Punch, Howl Fang, Chopper, Sword Strike

Como citado antes, além dos 5, há mais 12 personagens desbloqueáveis, variando as versões da trilogia anterior de SoR para Axel, Blaze e Adam, mais os reforços base dos anteriores, no caso Eddie “Skate” Hunter, Max “Thunder” Hatchett, Dr Gilbert Zan e um secreto do SoR 3, Shiva.

O background deles fica para caso quiserem um Descobrindo Franquias, que tal? Só comentar aqui…

Tela Título

Streets of Rage 4_20200505163728

Gráficos

O que mais deixou belo o jogo, foi o formato de arte desenhada à mão, com bons efeitos e movimentação, rico em cores como era SoR 1 e 2, cheios de animação e fiel ao design antigo dos inimigos, assim como as fontes usadas no HUD.

graficos

Som/OST

A trilha sonora do jogo continua sendo feita por :

Yuzo Koshiro, compositor original, mas com ajuda de outros, como:

Motohito Kawashima, que já tinha participado com Yuzo no 2 e 3 e Shinobi

Harumi Fujita, que trabalhou na Capcom para Final Fight, Megaman, Strider e Ghosts n Goblins

Keiji Yamagishi, que trabalhou OST de Ninja Gaiden do NES, Onimusha Tactics e The Messenger

Yoko Shimomura, com Street Fighter 2, Nemo, Breath of Fire… entre outros

E… muitos outros que não iria caber aqui hehehe mas isso já mostra o time.

A OST é bastante variada, por haver estágios temáticos e um enredo “de lavagem cerebral com música eletrônica”, pode haver descontentamento nesse aspecto.

Além disso, para os saudosistas, há a opção de OST retro, com os temas dos jogos antigos e chiptunes da versão Master System.

Jogabilidade/Controles

Um dos pontos fortes do jogo, a jogabilidade é rápida e com mecânica de combos com cancelamento e punição deixa ainda mais interessante, pode ser que alguns reclamem de apenas Cherry e Adam terem corrida e dash, mas como os personagens estão beirando na faixa dos 30/40, é compreensível haha.

Os controles podem ser selecionados entre a versão moderna, onde as funções de botões combinados são facilitados e distribuídos entre outros botões do controle…

Streets of Rage 4_20200505202853

… ou na versão clássica onde as funções primárias tem poucos botões e deve combina-los para as funções extras.

Streets of Rage 4_20200505202857

Sistema de jogo

Vale ressaltar que no modo história, todas as vidas e pontos são isolados por fase, independente de ganhar vida na primeira fase, você volta com o mesmo estoque de quando começou a fase 1 ao passar para a fase 2, o estoque é de acordo com a dificuldade escolhida.

E a progressão clássica de mapa com os pontos de fases…

Streets of Rage 4_20200505154449

HUD mantém o clássico de sempre, com a barra de HP, o número de vidas e os pontos. Abaixo os inimigos que estão sendo espancados, com a diferença que nas Boss Battles a barra fica na parte centralizada e inferior…

Streets of Rage 4_20200505154515

Seus personagens possuem 6 tipos de ataques:

Normal Attack – apertando , o personagem faz seu combo básico com seu ataque normal

Charge Attack – segure para que o personagem carregue e seja possível causar um “bounce” e emendar combo aéreo ou outros tipos.

charge

Blitz Attack – ou, o personagem ataca usando uma de suas técnicas, sem consumo de life

PlayStation4

Special Attack – apertando ∆, o personagem pode fazer ataques especiais, que se dividem em 3:

Ofensivo – aperte ou → + ∆, onde o personagem faz um golpe ou uma sequência forte, porém fica totalmente aberto a ataques.

specialofense

Defensivo – aperte na forma neutra que o personagem acerta quem estiver ao redor ou prestes a atacar, excelente para contra-ataque, já que seu personagem fica imune nos frames do golpe.

specialdefense

Aéreo – excelente para emendar combos quando inimigos quicam ou batem no canto da tela, dependendo do personagem, também alcança inimigos que estiverem longe.

airspecial

Back Attack – quando estiver atacando alguém, normalmente a máquina tentará te cercar e por alguém atrás de você, use ou ao mesmo tempo com (ou combine + X) para acertar o inimigo que estiver nas suas costas.

backattack

Star Attack – o golpe mais forte de cada personagem, você começa com uma estrela, mas pode ganhar mais achando nas fases ou segredos. Para ativar, pressione ∆ + O, onde também faz com que os personagens fiquem no ar para continuar emendando combos (funciona com chefes também).

starattack

Como dito anteriormente, o jogo possui um sistema de combos com cancelamento, sendo possível emendar golpes normais com special, tanto no ar quanto no chão. Dado o fato de que o sistema mudou comparado com o 3, aqui você gasta novamente sua barra de Life ao usar seus specials (qualquer um dos 3 tipos), ficando com parte verde, sendo recuperado a cada novos acertos de ataques em inimigos recorrentes. Conseguindo recuperar, o personagem irá piscar em verde.

recoverhp

Caso tome dano antes de preencher toda a barra na parte verde, o restante será perdido e o personagem irá piscar em vermelho, indicando a quebra de Life.

recoverfail

Special para o combo pode ser muito útil, porém deve ser usado nas horas certas.

As punições são totalmente favoráveis, caso algum inimigo caia em cima de outros ou o em objetos destrutíveis, ele fica quicando e aberto para você continuar atacando. Além do fato de que eles também sofrem danos com objetos do cenário (seja explosivo, corrosivo ou elétrico). Assim como no Coop também pode ter dano aos seus aliados, mas é possível desativar.

Os combos são essenciais para obter pontos e ranks altos, entretanto não é o definitivo, use combos construtivos e efetivos, pois o tempo na fase também conta para o ranking, assim como Life restante e HP.

Outras mecânicas presentes é evitar dano na queda, geralmente inimigos que usam ataque primário como agarrão, fará com que você não seja penalizado se fizer a recuperação rápida.

fallevade

Ao tomar um GAME OVER, o jogo fornece a opção de ajuda, de ganhar mais vidas e estrelas na próxima tentativa, entretanto com punições de pontuação.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Modos de Jogo / Menu

Streets of Rage 4_20200505154351

De início, você tem apenas o modo História e Online acessível, ao terminar a história, todos os outros serão ativados, assim como a dificuldade MANIA.

Seleção de Fase – repita alguma fase para melhorar seu ranking ou pegar algum segredo esquecido sem precisar passar por toda a história.

Arcade – volte ao passado quando não tinha choro e saves, sem continue, apenas você(s) e o desafio.

Desafio dos Chefões – enfrente os chefes em sequência, seria o popular “Boss Rush”.

Batalha – modo VS entre os heróis.

Online – junte-se a alguém online e joguem Coop (no máximo 2)

Dicas de Combate – tudo que foi explicado aqui, também está no jogo nessa parte, caso tiver dúvidas ainda.

Extras – veja as fichas dos personagens e artes conceituais.

Opções – ajustes gerais para escolha de controle, áudio, vídeo, HUD, idioma e comida (vegetarianos felizes).

Além disso, também é possível selecionar as músicas retrô nas opções.

Troféus/Conquistas

A(o) platina (domínio) do jogo é, na minha opinião, dificuldade 8/10.

Para pegar todas as conquistas é preciso: (excluindo as que se pega naturalmente ao jogar)

  1. Zerar 1 vez com os 5 personagens na versão atual.
  2. Zerar 1 vez com um personagem de cada jogo antigo
  3. Não sofrer dano em uma fase
  4. Achar uma tela retrô
  5. Derrotar inimigos com objetos ou destruir objetos em determinadas fases
  6. Levar o peru dourado de um ponto a outro na fase da galeria de arte
  7. Agarrar uma arma no ar
  8. Tirar Ranking S em todas as fases no Hard ou acima
  9. Fazer 100+ hits de combo
  10. Terminar o Arcade no hard
  11. Acumular 5 milhões de pontos no total
  12. Terminar uma fase na dificuldade MANIA

Considerações finais

De longe fiquei muito satisfeito com SoR4, pois me fez voltar ao passado e relembrar o quanto era bom jogar com Blaze e dar na cara do Galsia vindo com a faca apontada pra te ferir LOL.

A dificuldade é justa, desafiante como os antigos eram, e a duração achei de bom tamanho (12 fases), sendo que algumas tem tela secreta acionando o Arcade.

Quanto maior a dificuldade, menos vida você começa cada fase, inimigos tem um pouco mais de Life, e com número maior de companhias, e no Mania eles ficam super rápidos.

Aspectos Positivos

  • A nostalgia proposta funciona perfeitamente
  • Desafios de dois chefes ao mesmo tempo continuam, e mais de uma vez
  • Sistema de combos rápidos e criativos
  • A referência de algumas figuras públicas ou personagens estarem notáveis no jogo

Aspectos Negativos

  • Ter sido anunciado em 2018 e deixar no hype até dia 30 de abril de 2020 lol
  • Coop de 4P ser apenas local

Nota final: 10

Com certeza valeu a pena esperar, e muito satisfeito que a SEGA tenha dado essa oportunidade para as devs reviverem suas franquias, quem sabe podemos rever mais disso com TMNT, GOLDEN AXE e etc???

Ficamos no aguardo.

Obrigado Dotemu, LizardCube e Guard Crush

Espero que tenham gostado, e os que não conheciam ou não jogaram ainda, tenham agora vontade de jogar e conhecer mais a franquia… com isso encerro aqui.

Até o próximo Review/Tutorial