DESCOBRINDO FRANQUIAS – Brandish

Bem-vindos a mais um post sobre uma série obscura de jogos. Brandish é uma série de RPGs de ação no estilo dungeon crawler que de certa forma alguns jogos fazem jus a ser comparados por vezes a um “Dark Souls de antigamente” (embora eu odeie o termo) em razão da dificuldade elevada. Da série composta por 4 jogos, apenas o primeiro título lançado no Snes pela Koei e o remake lançado no PSP, entitulado Brandish: The Dark Revenant foram localizados oficialmente. O primeiro pela própria Koei enquanto o remake pela Xseed Games. São jogos com bem pouca história e mais ação, na sua maioria centrando a história nos personagens Ares e Dela. Muitos corredores, inimigos e armadilhas a espera do jogador, com uma forma de navegação não trivial, onde o personagem não gira para o lado, mas a câmera sim. Tem diversos ports de jogos da série, variando do original de PC-98 com jogos em plataformas como Snes, PC Engine, PSP e Windows. Falarei um pouco dos primeiros jogos aqui: o remake do primeiro e o port do segundo para Snes.

Algumas artes de capas

A jogabilidade da série, mesmo no caso do Dark Revenant, é bastante old-school. Vou começar pelo fato menos trivial, que é como o jogador se movimenta: a câmera gira ao jogador virar para o lado, o que levará um tempo provavelmente para se acostumar com a mecânica. Os jogos contam com sistema de levels e de proficiência com base em como se joga. Por exemplo no Dark Revenant, ao atacar um inimigo com armas irá melhorar a força do personagem. Ser atacado por uma magia melhorará a defesa contra magias, usar magia melhorará o ataque mágico conforme o uso. HP e MP são com base no level. E defesa com base na armadura e escudo equipados. Recursos são no geral bem escassos e devem ser poupados para usar em algum boss ou parte mais difícil, ou para vender nas lojas encontradas em alguns pontos nas dungeons e trocar por itens melhores. Outro detalhe são as armas que se deterioram com o uso. No entanto mais adiante no decorrer dos jogos é possível conseguir armas inquebráveis.

Os personagens principais da série


Brandish: The Dark Revenant é o remake do primeiro jogo da série lançado em 1991 para PC-98. Foi desenvolvido pela própria Falcom e lançado em 2009 para PSP. A versão localizada foi lançada somente em 2015 pela Xseed Games.
Este primeiro jogo se passa no decaído reino de Vittoria, séculos depois do seu declínio. Um duelo entre o guerreiro Ares e feiticeira Dela faz com que os dois caiam em um abismo e sobrevivam, tendo que descobrir um meio de retornar a superfície, enquanto Dela fica a caçar Ares. Inicialmente o jogador pode jogar apenas com Ares, mas acabando uma partida, poderá jogar com Dela também.

Brandish 2: The Planet Buster, foi desenvolvido originalmente para PC-98 pela Falcom em 1993 e portado no Snes e publicado pela Koei em 1995 somente no Japão. O jogo recebeu uma tradução de fãs em 2009 pelo grupo Synchronicity, apesar de nunca ter sido oficialmente localizado. Brandish 2 é uma sequência direta do primeiro jogo e se passa no reino de Bundevia. Logo que chega ao reino, Ares é atacado e feito prisioneiro, com tudo que pertencia sendo confiscado, o que inclui especialmente a espada Planet Buster adquirida no primeiro jogo e que dá nome a esta sequência. O fato de ser atacado decorre do desejo de poder do enfraquecido rei Badorrer, além do fato de uma profecia recebida pelo seu conselheiro Benedict, de que um guerreiro chegaria ao reino e o levaria ao seu declínio. O rei não suja as mãos, mas tem guerreiros para fazer isto por ele.

Tradução deste se encontra disponível em forma “fan made”
A versão original do PC-98 também foi traduzida por um fã…

As sequências, Brandish 3 e VT foram lançados para PC-98 e não tem traduções completas. O último jogo, Brandish VT, foi relançado para Windows como Brandish 4 e não tem Ares ou Dela como personagens jogáveis, mas outros personagens, cada um com uma história distinta. Este último tem uma tradução parcial, não finalizada.

Para se inteirar um pouco mais sobre a série, alguns links:
https://web.archive.org/web/20120427095151/http://www.falcom.co.jp/licence/character/brandish_e.html
http://www.brandishpsp.com/
https://en.wikipedia.org/wiki/Brandish_(series)

Brandish