REVIEW/TUTORIAL Labyrinth of Refrain: Coven of Dusk

Ola, aqui é o Pena e “retorno mais uma vez novamente” com o review de mais um jogo de RPG de nicho para o pessoal. Desta vez temos o “Labyrinth of Refrain: Coven of Dusk“, desenvolvido e publicado pela Nippon Ichi Software, mais conhecida por NIS e jogos como Disgaea
Como, ainda não conhece Disgaea?!?!??! Não perca tempo, veja a matéria feita pelo Shin sobre o remaster do primeiro jogo da série clicando aqui

Jogo originalmente lançado para o Vita em 2016, o mesmo ficou exclusivo no Japão até Setembro de 2018, quando recebemos o port localizado dele para Playstation 4, Nintendo Switch e PC.

O jogo segue os moldes de termos da série “Witch and the Hundred Knight“, como o uso de mana, facetas e outros detalhes, mas ao invés de um jogo de ação, temos um Dungeon Crawling (ou “DRPG” para facilitar), que são jogos focados na exploração de labirintos e calabouços gigantescos.

O review foi feito em base da versão para o PS4, então muitos dos comandos apresentados são para o mesmo, mas não é dificil de se adaptar caso esteja jogando em outra plataforma

Titulo: Labyrinth of Refrain: Coven of Dusk
Produtora: Nippon Ichi Software
Plataformas: PlayStation Vita / PlayStation 4 / Nintendo Switch / PC
Mídia: Digital e física (física em inglês apenas no PS4 e Switch, no Vita apenas em japonês)

História

No mundo Tanis existe uma cidade no interior chamda Refrain. Lá, existe um poço que leva a um labirinto que dizem conter riquezas imensuráveis, mas que ninguem alem de um homem conseguiu voltar com vida de lá
E com isso, Dronya e sua aprendiz Luca são convocadas pelo atual prefeito da cidade para investigar esse labirinto. O que ela está procurando no labirinto? Fica em aberto para não dar spoiler da história.

Personagens:

Dronya

Conhecida com a “Bruxa do Crepusculo”, ela é uma mulher linda e inteligente, mas como toda bruxa, não liga para regras e faz as coisas do jeito que bem entende, podendo ser bem cruel

Luca

Aprendiz e ajudante da maga Dronya, uma jovem bem ingênua, mas muito prestativa e trabalhadora.

Tractatus de Monstrum

O livro escrito pelo único sobrevivente do labirinto, ele tem uma alma presa nele e tem inteligência o suficiente para entender a língua humana, apesar de não conseguir falar.

Gráficos

Como em todos os jogos da NIS, a arte do jogo é totalmente no estilo anime.
A arte desse jogo é de responsabilidade de Takehito Harada, velho conhecido na empresa que já trabalhou em diversos outros trabalhos dela, como Disgaea, Phantom Brave e Makai Kingdom.
Tanto dentro como fora das batalhas a arte do jogo é algo que chama muita atenção pelos detalhes e cores, deixando fãs desse tipo de nicho muito felizes.

No labirinto, a arte é em 3D e nas batalhas um 2D bem animado.
Cada canto do labirinto tem detalhes bem feitos, mesmo em pontos que houve uma interação do jogador, como esse buraco na parede.

Musicas e áudio

As musicas ficam por responsabilidade de Tenpei Sato, que também trabalhou em Disgaea e outros titulos da NIS, como o “Witch and the Hundred Knight”
As musicas geralmente são bem calmas, até mesmo durante a exploração do labirinto, tendo umas bem agitadas durante umas batalhas e umas bem animadas para as partes mais cômicas do jogo
Logo abaixo tem uma das musicas de chefe do jogo, enquanto a musica do inicio da sessão é duma das interações dos personagens

Como virou de praxe da empresa, o jogo tem tanto a dublagem em inglês, como a original em japonês. Ambas são muito boas, mas pessoalmente, a japonesa (principalmente a dublagem da Luca), são bem melhores

Jogabilidade

Como na maioria dos DRPGs, o jogo se concentra na exploração do labirinto e quase não tem interação fora dele alem das partes necessárias para o avanço da história.
Vou separar por partes toda a jogabilidade dele

Desenvolvimento da História:

O desenvolvimento da história e interação dos personagens se dá por meio do sistema clássico de novel e DRPGs, mostrando uma ilustração pertinente do personagem e o texto em conjunto com a dublagem do mesmo.
Em alguns pontos aparecem a opção de interação do Tractatus relacionado a alguma pergunta feita a ele, sendo esse o máximo que ele consegue fazer, já que o mesmo não fala mesmo

Um dos trocadilhos infames

O humor dos jogos da NIS não podia faltar nesse jogo. Com piadas ácidas e trocadilhos mais do que infames, pra quem curte esse estilo de humor, é um prato cheio, tanto nas interações dos personagens como nas descrições dos itens (acha que vai ter “lore” nos itens, nada, a maioria é mais piada hahahahahha)

Caravana (Caravan):

Base de operações do jogo. É aqui que serão realizados todos os preparativos pra aventurar-se no labirinto. Conforme vai avançando na história, novas opções são liberadas.
Qualquer novidade em alguma das sessões, aparece uma exclamação ao lado do nome.

Relatório para a Bruxa (Witch report):

Essa opção fica disponivel depois de realizar alguma tarefa no labirinto que libera mais alguma parte da história. É necessário para continuar a exploração, já que é por ele que a história avança e são liberadas técnicas ou equipamentos necessários para passar alguns pontos do jogo.

Bancada das Marionetes (Puppet Workbench):

Aqui é aonde são criadas e feita a manutenção das marionetes que são utilizadas na exploração do labirinto. Dentro dessa sessão temos 4 sub-divisões:

  • Craft Puppet
  • Repair Puppet
  • Destroy Puppet
  • Transfer Soul

Montar marionete (Craft Puppet):

Pra criar uma nova marionete, é necessário 2 itens:

  • Partes de marionete (Puppet parts): é a base da marionete, você encontrará algumas durante a exploração, mas com o desenrrolar da história, poderá comprar na loja
  • Frasco com alma (Soul Vial): É a alma que será presa na marionete, são itens mais raros. Você encontrara eles no labirinto ou ira extrair de algum outro item e cada fraco tem um nivel de “iluminação espiritual” (clarify), sendo quanto maior, mais forte será a marionete

Após escolher qual frasco será utilizado, você escolhera uma das 6 facetas (facets) iniciais disponiveis (mais serão liberadas no decorrer do jogo). as facetas é o equivalente a classes de personagens. Montar um time equilibrado é a chave pra conseguir sobreviver no labirinto.
Inicialmente tem 3 artes e voces diferentes pra cada classe e sexo, outras são liberadas conforme explora o jogo. A arte e a voz não alteram em nada os status iniciais da marionete, nem menos o nivel de “clarify” da alma, variações aparecem durante a evolução
Cada classe tem status iniciais e variação de como a marionete poderá evoluir, o que é possível verificar trocando as paginas usando o analógico direto.

Após escolher a faceta e o nome da marionete, é possivel escolher as seguintes caracteristicas:

  • Personalidade (Nature): a personalidade da marionete varia a utilização das equipamentos baseado nos status dela, então escolha a mais adequada pra cada classe. A personalidade não pode ser trocada diretamente após escolhida, é necessário utilizar um item para trocar-la
  • Preferencia de Evolução (Preferred Stat Growth): Além da personalidade, essa opção também varia como a marionete evoluirá. Ao contrário da personalidade, você pode troca-la a qualquer momento no menu da marionete (mostrado mais adiante). Novas preferencias são liberadas durante o jogo.
  • Estancia (Stance): Como a marionete age na batalha, afeta alguns parâmetros dela. Não é possivel trocar depois de criada a marionete
  • Técnica (Skill Selection): Seleciona uma entre as várias técnicas de suporte disponíveis para a classe selecionada. As outras serão aprendias aleatoriamente durante a evolução da marionete
  • Numero da sorte (Lucky nº): Uma das aleatoriedades do jogo, pode afetar ou não o desenvolvimento nas batalhas
  • Texto “Perfumaria” (Flavor Text): Apenas um texto descrevendo a marionete. Escreva aqui o que quiser ou deixe no padrão, não afeta em nada na jogabilidade

Qualquer opção não selecionada será escolhida aleatoriamente ao finalizar a criação da marionete.

Consertar Marionete (Repair Puppet):

Durante as batalhas, as marionetes podem perder partes do corpo, sendo necessário repara-las pra que possam lutar com a potencia máxima.
Para repara-las, é necessário gastar mana e “tranqueiras” (junks). Dependendo do nivel da marionete, o tipo de tranqueira necessária é mais cara e quanto mais partes perdidas, mais gasto tem.
Cada marionete danificada aparece nessa parte e no icone do corpo mostra qual parte está danificada. Cada parte, alem de afetar o HP máximo da marioente, tambem afeta outros status, como dano e acerto.

Destruir Marionete (Destroy Puppet)

Como há um limite de quantas marionetes você pode criar (esse limite pode aumentar posteriormente), dependendo da necessidade, é possível destruir uma marionete.
Mas lembre-se, uma marionete destruída é perdida para sempre e não tem volta

Transferência de Alma (Transfer Soul):

Uns dos pontos que pode fazer a diferença na sua equipe.
Ao transferir a alma para uma nova marionete, as seguintes coisas acontecem:

  • A marionete volta para o nivel 1
  • Dependendo do nivel que ela estava no momento da transferencia, é possivel trazer até 8 skills da marionete anterior
  • Pode trocar a faceta da marionete, podendo usar skills de uma classe em outra classe
  • O nivel de “clarify” da alma aumenta, assim o crescimento da marionete é melhor do que a anterior

O maior problema mesmo é reinicar no nivel 1, mas dependendo de como você montar a equipe, a marionete chega no nivel atual do grupo rapidamente
Com a possibilidade de puxar técnicas de outras classes, da pra montar umas marionetes bem unicas, como um Peer Fortress que consegue utilizar o dual wielding do Shinobushi, conseguindo atacar com as duas armas no mesmo turno.

Pra fazer a transferência é simples, após liberar a opção, é só escolher a marionete e gastar a quantidade pedida de mana e 1 parte de marionete e depois selecionar quais skills serão transferidas. O resto é se tivesse fazendo uma marionete do zero, selecionando a skill inicial da classe nova, personalidade, etc.

Caldeirão de Alquemia (Alchemy Pot):

Ao liberar o caldeirão de alquimia, algumas novas opções abrem ao jogador, sendo elas:

  • Syntesis
  • Disassembly
  • Remove Seal

Síntese (Syntesis)

Aqui é possível fundir equipamentos para criar um mais forte.
Para o procedimento, escolha o equipamento básico e até 8 equipamentos para sacrifício (esses equipamentos serão perdidos). Se possível, utilize equipamentos da mesma categoria e quanto mais raro eles forem, mais forte será o produto final.
Após selecionar os equipamentos utilizados, é mostrado quanto de mana será usada e ao finalizar o procedimento, o equipamento novo tem uma “estrela” no nome, identificando ele entre os demais do inventário. Uma vez fundido, ele não pode receber novas fusões, mas pode ser usado como material para uma nova fusão

Desmanchar (Disassembly)

Vender equipamentos nesse jogo não da muito dinheiro, então o ideal é desmancha-los pra extrair mana deles. Para isso, é necessário um fluindo desmanchador (Desassembly Fluid), sendo usado 1 por dissolução.
Além de extrair mana, é possível extrair frascos com almas dos artefatos, o procedimento é exatamente o mesmo, só o resultado que em vez de receber mana, é uma alma que é recebida.

Remover Selo (Remove Seal)

Durante as explorações do labirinto, você encontrara itens marcados como selados. Esses equipamentos tem uma chance de serem mais raros, e consequentemente, mais fortes. Só que pra conseguir usar eles com a sua potencia máxima, é necessário retirar o selo dele.
É até possível retirar o selo a força pelo menu principal, mas assim o item resultante é apenas de raridade comum. Pra conseguir itens com raridades maiores, utilize a opção de retirar selo no caldeirão. Cada selo gasta uma quantidade diferente de mana pra ser desfeito, mas quanto maior o gasto, maior a chance do equipamento ser forte

Mercado (Market):

Na loja do jogo você pode comprar itens consumíveis que irão auxiliar na exploração do labirinto, além de partes para conserto das marionetes e outros itens variados, mas não é vendido nenhuma arma, armadura ou acessório.
Também é possível vender os espólios da exploração, mas armas e equipamentos não vendem num valor bom, o que da dinheiro mesmo são os itens marcados com “loot”.
Por segurança, itens chaves e outros necessários para progredir no jogo não podem ser vendidos.
Evite vender tudo que você encontra de primeira, justamente pela parte a seguir.

Notas da Aprendiz (Apprentice’s Notes):

As missões opcionais do jogo são verificadas aqui.
Basicamente, os moradores de Refrain pedem itens para a Luca e fica designado a você procura-los no labirinto.
Infelizmente não é possível verificar a lista de missões fora dessa tela e pra “ajudar mais ainda”, os itens não estão com o nome completo, tendo umas “?” no meio do texto, o que dificulta bastante, principalmente se a pessoa não for familiarizado com inglês (ou japonês, se você for doido o suficiente pra jogar na língua hahahaah)
Quando uma missão pode ser cumprida, aparece uma exclamação vermelha e você pode receber a recompensa.

Petições para a Bruxa (Witch Petition):

É aqui você gastara a maioria da mana recolhida no labirinto.
Com as petições, são liberadas técnicas e diversos outros beneficios que ajudarão na exploração do labirinto.
Acha que o jogo ta muito facil ou dificil, também é possivel acertar o nivel de dificuldade pelas petições.

Salvar as memórias (Recond Memories):

Único local do jogo aonde é possível salvar o jogo definitivamente, então antes de sair para a exploração, SALVE pra não se arrepender posteriormente

Despacho (Dispach):

Opção para começar a exploração no labirinto.
Conforme vai avançando na história, novos pontos são disponibilizados para iniciar a exploração. Também é possível selecionar pontos criados pelo jogador, mas isso será comentado posteriormente.
Ao selecionar o local para o inicio da exploração, é mostrado quanto de “Reinforcement” será consumido para gerenciar o grupo de exploração, deixando o resto como limite usado na exploração

Tractatus / Formation

Menu principal do jogo, pra entrar nessa parte, aperte o triangulo na caravana ou durante a exploração. Nela temos as seguintes opções:

  • Brigade Formation
  • Characters
  • Items
  • Map
  • Tractatus Information
  • Options
  • Suspend

Formação da Brigada (Brigade Formation)

Aqui é montado o grupo de exploração.
É necessário escolher os pactos que cada marionete participará, elas afetam principalmente qual técnica extra ela poderá utilizar, além de facilitar junção de ataque. As marionetes colocadas na parte vermelha são as que participaram ativamente da batalha, enquanto as da parte azul são para suporte.
Também e possível deixar o grupo na vanguarda ou na retaguarda apertando L1/R1.

  • Vanguarda: Linha de frente do grupo, focada para ataque. Marionetes com espadas e outras armas de curto alcance tem que ficar nessa posição ou não poderão executar ataques físicos
  • Retaguarda: Linha de apoio do grupo de ataque. Melhor colocar marionete com armas de médio e longo alcance nessa posição, pois geralmente elas tem baixa defesa.

Vale lembrar que cada quadrado do pacto pode ter uma característica especifica, como aumentar ou diminuir defesa, além de quanto de experiência a marionete ira receber. Algumas posições também tem restrição por classe ou até sexo da marionete.
Um ultimo detalhe, o DP do pacto é a soma de todos os participantes ATIVOS dele, o DP do suporte não afeta o valor.

Os pactos tem níveis e gasto de “reinforciment”. Quanto maior o nível do pacto, menor o gasto dela

Personagens (Characters)

Aqui mostra todas as marionetes que você tem no seu exercito.
É nesse menu que é possível equipar todos os equipamentos na marionete, verificar o status e características dela, como também organizar como elas ficam dispostas no menu.

Nas características da marionete, é possível verificar qual o nível, técnicas aprendidas e como está o relacionamento dela com as outras marionetes. Quanto melhor for, mais frequente serão os ataques combinados (mais informações posteriormente na sessão de batalha)
Um detalhe (que arremata o uso da transferência de alma) é o nível ATUAL máximo de cada marionete é 99. Atual por que, aquela parte do “Total Level” marca quantos níveis a marionete subiu durante todas as transferências.

Itens (Items)

É aqui que você consegue ver todos os itens e equipamentos que foram adquiridos no jogo.
Inicialmente são 500 espaços, parece muito, mas acredite, não é, principalmente lá pro final do jogo aonde você terá um pequeno exercito cheio de equipamentos. É possivel aumentar o limite durante o progresso do jogo

Outro detalhe dos equipamentos é que eles são divididos por raridade, sendo elas:

  • Common (branco)
  • Rare (azul)
  • Epic (verde)
  • Legendary (dourado)

Quanto mais raro, mas forte o equipamento. Os Épicos e Lendários tem um “apelido” antes do nome normal do equipamento, que afeta as características dele

Mapa (Map)

Aqui mostra o mapa do labirinto, com todos os pontos já explorados e itens que estão disponíveis nessa região (precisa liberar esse ponto)
É por meio dele que você conseguira se guiar nesse labirinto enorme sem se perder (muito ahahahah)
Apertando o triangulo aparece a legenda de todos os símbolos do mapa. A maioria é bem intuitiva, mas caso tenha duvida, é só verificar ali

Informações do Tractatus (Tractatus Information)

Nesse ponto você tem controle de quanto de mana você pegou na exploração atual, quanto de karma você acumulou pelas as suas ações e todas as técnicas relacionadas a ele adquiridas até o momento. Essas técnicas são essenciais na exploração do labirinto

Opções (Options)

Aqui você configura as opções do jogo, como altura das musicas, lingua falada e escrita, entre varios outros pontos. É bom gastar alguns minutos pra deixar do jeito que melhor se adapte aos seus gostos

Supender (Suspend)

As explorações no labirinto serão BEM LONGAS, acredite. Caso necessite parar o jogo no meio da exploração e não puder deixar o aparelho ligado, use essa opção.
Ele cria um save temporário e força o retorno ao titulo do jogo. Ao carregar esse save, o mesmo será deletado, então planeje bem como usara ele

Exploração:

Como todo Dungeon Crawling, a exploração na masmorra é feita em primeira pessoa em corredores estreitos. Só não confunda que por ser um jogo em primeira pessoa que a jogabilidade é igual a um FPS. Os movimentos são feitos “quadrado a quadrado”, aonde todos os elementos do labirinto só se movem quando você se move.
A interação com objetos, como botões e portas, como ações como pular, é realizada com o botão X (aparece bem grande na tela), mas pra pegar itens e baus, simplesmente passar por cima deles já pega e é possivel mudar um pouco o foco da visão usando o analógigo esquerdo.

Durante a exploração, o mini mapa será o seu maior aliado, conforme avança no jogo, você vai recebendo técnicas que permite mostrar itens, inimigos e outros detalhes nele, agilizando a exploração. Claro que, inicialmente, você terá que andar naquele pedaço para ficar registrado no mapa

Inicialmente, você andara “as cegas” e dependera somente daquela barra que esta vermelha para saber aonde os inimigos estão, mas depois é outra habilidade é liberada durante a jogatina que mostra uma bola preta andando pela dungeon. Elas representam os inimigos e nem todos serão mostrados, além que eles podem aparecer e desaparecer a qualquer momento, como também ao encontrar o grupo, começar o perseguir

Para conseguir mana, você pode pegar essas esferas verdes ou liberalmente bater na parere aonde no mapa demarcar um risco verde. A quantidade de mana é como sempre, aleatória e tem uma chance de recuperar um pouco de “reinforcement”.

Durante a navegação, você encontrara essa exclamação, que pode ativar um tutorial, como também uma cena da história ou um chefe.
Tome cuidado durante a navegação, pois existem buracos e armadilhas, que causam danos bem altos (podendo matar o time facilmente se cair mais que 1 andar).

Segurando o R1, aparece essa seleção de técnicas, que serão liberadas ao decorrer do jogo.
Uma delas, a “Wall Breaker”, como o próprio nome diz, quebra praticamente QUALQUER parede do labirinto, facilitando a exploração (e muitas vezes é obrigatório pra passar certas partes). Claro que nem todas as paredes podem ser quebradas, as que tem uma linha mais grossa no mapa são indestrutíveis.
Mas cuidado na demolição, você pode dar de cara com inimigos mais fortes do que o seu nível atual e ser derrotado em apenas 1 turno ahahahahah

Também temos corredores escuros para atrapalhar mais ainda a sua exploração.
Cada vez que você entra no labirinto, com exceção dos baús fixos, os itens são gerados e posicionados aleatoriamente no mapa, então não tem problema de esgotar os itens e não ter como ganhar dinheiro e recursos
Um detalhe é, durante a exploração, quanto mais mana você adquirir, maior a chance dos inimigos deixar cair itens nas batalhas.
Mas cuidado, cada andar do labirinto tem um limite de quanto você pode carregar de mana.
O que acontece quando ultrapassa esse limite? Bem, faça o teste por você mesmo, uma das diversões do jogo é testar as coisas por conta própria ahahahahahaha

Batalhas:

Infelizmente, como na maioria dos jogos de dungeon crawling, as batalhas também são feitas em “primeira pessoa” com uma ocasional aparição do personagem que está atacando na tela, focando mais na arte dos monstros que você está enfrentando, mas pelo menos as artes são boas, então dá pra deixar passar

Aqui o funcionamento da batalha é um pouco diferente das normais de RPG convencionais, já que alem de formar grupos dentro da equipe, tem uns detalhes extras que são necessários prestar atenção durante o decorrer de cada turno.

Inicialmente, os comandos principais da batalha são específicos para cada grupo:

  • Attack: Manda as marionetes do grupo atacar o alvo selecionado. Esse será apenas um ataque simples com as armas equipadas nela de cada marioente (se tiver 3 no grupo, todos irão atacar em conjunto, seguindo a sequencia de turno da brigada toda)
  • Use Donum: O equivalente a magias do jogo. Elas utilizam DP (Donum Points). As magias não são especificas pela classe da marionete, mas pelo pacto que é utilizado no grupo
  • Fortify Coven: Um equivalente a defesa, faz com que todas as marionetes do grupo entre em modo defensivo naquele turno, recebendo menos dano
  • Escape: usado para escapar das batalhas, não é 100% de chance de fuga
  • Formation: Muda a formação de Vangarda e Retarguarda dos grupos, recebendo bonus conforme é montada, como recuperar HP todo turno, maior defesa e por ai vai

Ao apertar o quadrado e gastar 1 ponto do “reiforcement”, é possivel comandar individualmente cada unidade do grupo, sendo os comandos:

  • Fight: A marionete selecionada ataca o inimigo com a arma equipada
  • Weapon Switch: pode trocar de equipamento da marionete durante a batalha
  • Defend: a marionete escolhida entra em modo defensivo
  • Replace: Muda de posição dentro do pacto com outra marionete
  • Use Item: Só nesse menu é possível utilizar um item do inventário durante a batalha

Ao liberar algumas técnicas no jogo, antes de iniciar o próximo turno, segure o R1. Aparecerá a opção de aumentar o ataque e / ou a defesa da marionete escolhida durante aquele turno usando Reinforcement. Pode usar até 3 vezes cada uma delas em cada marionete por turno, basta ter reinforcement sobrando pra isso

Durante as batalhas, as marionetes podem combinar os ataques normais, causando “ressonância” entre eles. O personagem pula na tela e ataca o inimigo e quanto mais ataques assim seguidos, maior o dano.

Ao usar Donums seguidas, pode ocorrer um “eco”, causando mais dano ou aumentando os bonûs dos ataques conforme a quantidade. Esse é um pouco diferente da ressonância pois, além de ser pra as “magias”, ela pode ocorrer em sequencia de ataques dos inimigos e os inimigos também podem utilizar

Outro detalhe é o “ataque carregado”. Quando o inimigo for utilizar ele, aparece uma exclamação na cabeça dele e ele não atacara nesse turno, mas no próximo ele executara uma ataque bem forte, geralmente com grandes chances de dano critico

E falando em dano critico, se prepare, pois uma variação dele é o “gore critical”. É quando ele ocorre que as marionetes perdem alguma parte do corpo. Os inimigos também podem sofrer esse ataque, mas na real, você que terá mais problemas com isso hahaha

Em raros casos, inimigos nomeados, no mesmo estilo do equipamentos, podem aparecer. Eles tem status diferentes da versão normal e quando aparecem, tem um efeito diferente avisando que apareceu um deles.
Ao derrota-los, tem chance de conseguir um item melhor e ganha mais experiência

No canto esquerdo da tela, durante as batalhas, são mostradas todas as ações que ocorrem e efeitos. Infelizmente mesmo na menor velocidade as mensagens são bem rápidas e não tem como rever o que já passou.
No ícone da marionete, os quadrados coloridos no topo mostram quais os tipos de dano que a arma equipada causa, entre eles dano perfurante, corte, fogo, etc.
Quando a marionete está com algum status negativo, o icone do status fica logo acima do nível e da barra de HP

Dois últimos detalhes sobre as batalhas.
Se você encontrar o símbolo do inimigo por trás ou do lado dele, o grupo iniciara com uma vantagem, mas cuidado que isso também vale pro inimigo.
E por ultimo, se você iniciar uma batalha e perto do inimigo que você encostou tiver algum outro que estiver ciente da sua presença, 2 ou mais batalhas consecutivas terão inicio.

Resultado da Batalha:

Como todo RPG que se presa, ao final da batalha, temos a tela de resultado, mostrando quando de EXP e mana você recebeu na batalha (não há ganho de dinheiro diretamente nas batalhas, tudo é na base da venda dos itens).
Alguns detalhes que vale a pena comentar, depois que são liberadas algumas técnicas, por isso da sessão separada:

  • Restaurar HP: Uma das técnicas que irão ajudar demais na exploração, ao terminar a batalha, é possivel recuperar até 30% de HP de todos os participantes vivos
  • Stockpile: Essa técnica é ideal para evolução, funcionando da seguinte maneira.
    Ao escolher essa opção, invés dos personagens receberem o EXP da batalha, ela será armazenada separadamente e será multiplicada por um bonûs, chegando até 2,99 vezes o valor original.
    Só cuidado, caso você morra ou fuja de uma batalha, perderá todo o valor acumulado. Caso vá embora do labirinto sem recolher esse valor (que só é possível depois de realizar uma batalha), também irá perder tudo. Esse bonûs é cumulativo com o bonûs de batalhas consecutivas.

Agora claro que eles não facilitariam tanto a vida assim né, qual é a graça? hahahaha
Caso você acione o Stockpile, a cura automática é desativada até você recolher a experiência, além de bloquear qualquer mudança na formação do seu time, fazendo que você mantenha uma estratégia de evolução boa pra conseguir aproveitar o bonûs
Como cada estoque novo gasta 1 de “reinforcment”, quando o mesmo zerar, automaticamente termina o bonûs e você recebe toda a experiência acumulada

Retorno do labirinto

Ao retornar do labirinto, é mostrado o resultado da investigação.
Todas as marionetes, mesmo aquelas que não participaram de nenhuma batalha, recebem um bonûs de 20% do EXP total da exploração.
Só ao sair do labirinto que a mana recolhida é adicionada ao seu total, por que, caso você não retorne de lá pela entrada da região ou um “antechamber” (o teletransporte fixo do labirinto), existe uma penalidade no total recebido.

Caso retorne pelos mud points (uma das técnicas para retorno) ou pelo item “witch bell”, há apenas uma dedução do valor total da mana. Esse valor é aleatório, variando coisa entre 10 a 80% do total recolhido (sim, totalmente aleatório)
Agora caso você desista da exploração ou morra na batalha, as punições são severas em alguns casos. Além de perder toda a mana recolhida, as marionetes podem perder partes do corpo e ainda perdem rapport entre elas, então tome MUITO cuidado na exploração

Após o retorno, todo o HP e DP das marionetes são restaurados, então pelo menos não há gasto para restaurar o básico da equipe

Troféus e Conquistas:

Vai jogar alguma das versões com suporte para Troféu / Conquistas?
Bem, já lhe adianto que, com exceção do troféu de platina (do PS4), todos são escondidos e a descrição deles são partes de história, nada especificando o que é necessário fazer.
A maioria deles você conseguirá simplesmente jogando normalmente sem se esforçar muito, só caso for atrás do final verdadeiro (eu não falei disso antes né? Foi de propósito hahaah), aí sim, se prepare para vasculhar cada milímetro do labirinto e enfrentar chefes BEM apelões hahahaha
Até o momento dessa matéria, a platina estava em 7% de conquista, algo relativamente alto para um jogo de DRPG.

Pós-game

Conseguiu sobreviver ao labirinto de Refrain e finalmente chegou na parte de criar o “clear game” save?
Então faça isso separado, por que, se você não derrotou os 6 chefes secretos antes da batalha final, a historia acaba aqui e o save ira reiniciar toda a historia com o seu time atual e se quiser, o mapa que você montou de cada parte do labirinto, retendo também vários itens e equipamentos.

Mas se ainda quer ver o final verdadeiro, carregue o save antes da batalha final e te vire pra achar e derrota-los, assim ira liberar mais uma sessão do jogo com uma dungeon extra, que é BEM COMPRIDA, coisa que também ocorre nos 2 “Witchs and the Hundred Knight”

Considerações Finais:

Pros amantes dos DRPGs e novatos do gênero, é um bom jogo pra pegar e se divertir, só tome cuidado com as aleatoriedades dele, que podem te atrapalhar bastante dependendo do seu azar.
A história é interessante e tem umas reviravoltas ao estilo dos jogos da NIS que mesmo quem já está acostumado com eles pega de surpresa, não sendo nada previsível.

Prós:

  • Ótima trilha sonora
  • Graficos ao estilo anime bem feitos
  • Humor clássico da NIS
  • Grid necessário pra fechar não é muito pesado

Contras:

  • Aleatoriedade excessiva, principalmente na construção dos personagens e no recebimento de itens
  • Pontos de retorno sem punição MUITO escasso

Se interessou pelo jogo?
Segue alguns links para adquiri-los, tanto da loja oficial da NIS (eles enviam pro Brasil), como pela da Play-asia

NIS América:
# Switch: https://store.nisamerica.com/labyrinth-of-refrain-coven-of-dusk-nintendo-switchtm
# PS4: https://store.nisamerica.com/labyrinth-of-refrain-coven-of-dusk-ps4tm

Play-asia:
PS4: https://www.play-asia.com/labyrinth-of-refrain-coven-of-dusk/13/70bw33?tagid=1174255
Switch: https://www.play-asia.com/labyrinth-of-refrain-coven-of-dusk/13/70bw39?tagid=1174255

Steam:
https://store.steampowered.com/app/566540/Labyrinth_of_Refrain_Coven_of_Dusk/

Continuação

Agora, jogou e gostou muito ao ponto de querer jogar mais?
Então aguarde, pois o 2º jogo, nomeado “Labyrinth of Galleria: Coven of Dusk” está em produção para Playstation 4 e Playstation Vita (sim, ele ainda vive XD).
Infelizmente, o lançamento dele está marcado para o final do ano e ainda só temos noticia sobre a versão japonesa. Eu to aqui esperando que esse jogo tenha chance de receber a localização, mesmo que seja apenas a versão do Playstation 4

Segue os links para pre-ordem do 2º jogo pra quem quiser mais informações sobre ele:
PS4:
https://www.play-asia.com/labyrinth-of-galleria-coven-of-dusk/13/70cmzn?tagid=1174255
Vita:
https://www.play-asia.com/labyrinth-of-galleria-coven-of-dusk/13/70cmzp?tagid=1174255