Review Impressivo de Nelke

Olá, o review a seguir foi feito por uma pessoa que estará integrando o staff do site em alguns dias (por isso Shin está postando no momento)… e foi a primeira experiência de texto que ele teve…
Com isso, a parte de “TUTORIAL” não estará presente, assim como a forma apresentativa de personagens… dando assim a impressão de um trabalho inicial para o nosso novo colega, devido à isso, o review está como formato de impressões, ou seja, foi tratado de forma resumida para que a pessoa monte seu veredito sobre a vontade de jogar Nelke…
Espero que gostem deste e de mais reviews que esse novo integrante virá trazer (e que posteriormente será apresentado por ele mesmo quando ele for liberado como editor).

Nelke-the-Legendary-Alchemists-Preview-01-Header-2060x1199

Título: Nelke & the Legendary Alchemists: Ateliers of the New World
Produtora: Gust
Distribuidora: Koei Tecmo Games
Plataforma: Playstation 4 / Playstation Vita (JAP) / Nintendo Switch / PC
Ano de Lançamento: 2019
Midia: Física e Digital

Nelke & the Legendary Alchemists: Ateliers of the New World (ネルケと伝説の錬金術士たち ~新たな大地のアトリエ~, Neruke to Densetsu no Renkinjutsushi-tachi ~Arata na Daichi no Atelier~) é um spin-off da série Atelier. Primeiramente foi lançado no Japão para as plataformas Playstation 4, Playstation Vita e Nintendo Switch, e no dia 26 de Março de 2019 teve sua localização em inglês lançada para Playstation 4, Nintendo Switch e PC.

Nelke & the Legendary Alchemists é um jogo criado em comemoração aos 20 anos da série Atelier, sendo um verdadeiro fan service para os fãs de toda a saga, incluindo personagens das séries mais antigas como Atelier Iris e Mana Khemia, e de arcos ainda mais antigos como Salburg e Gramnad.

Se espera um jogo parecido com os últimos lançados, pode acabar se decepcionando um pouco, pois o foco aqui será na administração do crescimento e recursos da vila e seus negócios, então a exploração e combates do jogo foram bastante simplificados.

21

História
Nelke é uma descente de aristocrata, e após terminar seus estudos, foi encarregada de administrar a vila de Westbald. Nelke se encarregará de toda a parte administrativa, como decidir o que será vendido, os itens que serão produzidos, o que será cultivado, e para isso serão definidas pessoas especializadas em certas áreas. No início, será necessário recrutar um alquimista, já que Nelke não tem nenhum talento para isso. Com o tempo alquimistas dos jogos antigos da série irão aparecer na vila e ajudar a prosperar. Misty, sua empregada, estará sempre disposta a ajudar Nelke em sua árdua tarefa de administrar a vila.

11

Gráficos
Nessa parte, houve uma melhora em relação aos jogos anteriores da série, mostrando um melhor trabalho nas texturas dos cenários e personagens no geral. Existem alguns pequenos defeitos como algumas texturas borradas, mas nada que atrapalhe a experiência no geral.

 

81mGtFmAaqL._AC_SL1500_

Nelke _ the Legendary Alchemists _Ateliers of the New World__20190718220251

Som/OST
Nesse ponto não tem muito o que falar, mantém o padrão da série, com excelente dublagem em japonês, músicas com a cara da série. Se curte a trilha sonora dos antigos, se sentirá em casa ao ouvir as músicas deste jogo. Os efeitos sonoros não se destacam, até porque o foco do jogo é mais da administração do que qualquer coisa.

Controles
Os controles neste jogo estão bem simples e intuitivos, apesar da navegação em alguns menus acabarem sendo um pouco frustrantes pelo excesso de abas que serão necessários abrir para definir itens que serão priorizados na coleta ou criados com alquimia. O comando de batalha e exploração serão bem simples, nada que necessitará de habilidades extras para tal.

Nelke _ the Legendary Alchemists _Ateliers of the New World__20190718213413.png

Sistema de jogo
O foco do jogo será na administração da vila e seus recursos, então precisará ter isso em mente quando começar sua jornada ajudando Nelke e sua turma.
Você terá acesso a comandos como construir lojas, plantar e definir produção de obra primas e produtos finais que serão vendidos em suas respectivas lojas. De início serão poucos objetivos a serem completados em um tempo determinado, e conforme a vila for crescendo, mais objetivos primários e secundários serão definidos. Após completar os primeiros objetivos primários, passará a receber um deadline para cumprir os próximos, com o risco de receber um Game Over caso não cumpra os mesmos. Quem jogou os outros Atelier, sabe que esse deadline já é algo corriqueiro na série.

41

No início você terá basicamente um alquimista (Marie), mas outros irão aparecer mais pra frente para auxiliar na parte da criação de itens.

91PSYossqsL._AC_SL1500_

A parte de alquimia, exploração e combate foi bastante simplificado nesse jogo, para não atrapalhar no verdadeiro objetivo, que é a administração em si da cidade. A exploração é basicamente ver os personagens em linha reta enquanto itens são coletados, e algumas batalhas no caminho.

Nelke _ the Legendary Alchemists _Ateliers of the New World__20190718213239Nelke _ the Legendary Alchemists _Ateliers of the New World__20190718214645

Considerações finais
Esse jogo é obrigatório para os fãs de longa data da série, devido a todas as referências e personagens que retornam no mesmo. Recomendo ao menos um conhecimento básico da língua inglesa, pois pode acabar se perdendo em alguns objetivos e ter um indesejado Game Over mais para frente. Se procura a profundidade nos combates e na alquimia como tem nas 3 trilogias anteriores, passe longe.

Aspectos positivos:
+ Sistema de administração intuitivo
+ Evolução gráfica comparado aos anteriores
+ Retorno de diversos personagens de toda a Saga
+ A bela OST de sempre da série

Aspectos negativos
– Exploração e combate rasos
– Deadline para cumprir certos objetivos

NOTA FINAL: 8

Todo o Gameplay foi realizado em um Playstation 4 Pro, então não terei como falar sobre o aspecto técnico em outras plataformas.

Segue vídeo capturado no Playstation 4 Pro direto pelo Share Play com a primeira hora

Um comentário