Review/Tutorial de Dynasty Warriors 8 Xtreme Legends Definitive Edition

 

Distribuidora: Koei Tecmo Games
Produtora: Omega Force
Plataforma: PC / Nintendo Switch
Mídia: Física e Digital
Ano de Lançamento: 2018

DW8XLDE (disponível para PC e Switch) é a última e conclusiva edição Xtreme Legends de Dynasty Warriors 8 (Shin Sangoku Musou 7).
Ficou confuso com o título gigante, não se preocupe, aqui é o Musashi e eu vou explicar do que este jogo se trata!

A franquia Dynasty Warriors costuma ter duas versões extras por numeração, sendo elas Xtreme Legends (versão mais completa e com modos adicionais) e Empire (versão mais focada na conquista de território, possuindo diversas abordagens em cada lançamento).
Temos aqui a versão Definitive Edition, lançada como complemento à Complete Edition (e que conta com a maioria dos dlcs lançados nas outras versões).

 

História:

Como de costume na franquia, DW8XLDE conta a história dos Três Reinos chineses após a queda da Dinastia Han, um relato “histórico” baseado no Romance dos Três Reinos, clássico da literatura chinesa.

Os 3 reinos são na verdade 4, pois um novo reino se forma posteriormente: Shu, Wei, Wu e Jin.
Adicionalmente, os Others (personagens sem reino próprio) possuem campanha, incluindo uma dedicada a Lu Bu. Além disso, existem ‘what if scenarios’ (reimaginações dos cenários históricos, onde personagens tiveram papeis e vidas diferentes, mudando o curso natural da campanha).

 

Personagens:

O jogo conta com 92 personagens, distribuídos em 5 facções.
Algumas adições foram feitas a partir de DW8XL: como Yu Jin, Zhu Ran, Fa Zheng, Chen Gong e Lu Lingqi (sendo esta filha de Lu Bu e uma das poucas personagens fictícias na saga).
Todos os personagens contam com dublagens tanto em japonês quanto em inglês.

(Lu Lingqi com uma das roupas de dlc, agora já inclusas no pacote)

 

Modos:

Temos o Story Mode, acompanhando as 5 facções, bem como suas rotas alternativas; o Free Mode com liberdade para usar qualquer personagem em qualquer fase; Ambition Mode, modo onde constrói-se um reino (em parte semelhante ao modo Conquest de Empires), podendo-se construir novos estabelecimentos e recrutar aliados através de combate; e o Challenge Mode, com desafios pré-estabelecidos, modo mais fácil para se conseguir Weapon Gems.

 

Trilha Sonora:

O jogo conta com diversas músicas tradicionais da série em novas reintrepretações e algumas versões antigas.
O ritmo é rápido e dá uma boa sensação de agilidade e urgência aos combates, sendo composto por uma mistura de temas chineses mais tradicionais e Hard Rock/Heavy Metal.

 

Jogabilidade e Dificuldade:

Um dos jogos mais difíceis da série, DW8XLDE possui um modo normal mais desafiador na franquia, destacando-se combos adicionais (se bem encaixados), bem como resistência maior de alguns generais.
Existe ainda o modo Rage, que confere melhores atributos por um breve momento, bem como acesso ao True Musou.
Tudo é bastante fluído e retornam em peso as armadilhas no cenário.

 

O modo split screen (tela dividida) está presente.

 

Gráficos e Performance Diferenciada:

Como a versão de análise foi a de Switch (cedida pela Koei Tecmo), cabe ressaltar aqui os diferentes aspectos técnicos nos dois modos de se jogar:

No dock o jogo fica um pouco mais feio por conta da resolução, bem como possui algumas quedas de framerate; já no modo portátil, os gráficos são mais vívidos e a performance é mais estável.

Vale comentar que a franquia funciona muito bem em portáteis, pelo estilo rápido de jogo – vide minhas experiências prévias com Samurai Warriors Chronicles (3DS) e Dynasty Warriors Next (Vita).
Se você quer jogar uma partida rápida, pode fazer algumas missões enquanto espera em algum lugar e simplesmente colocar o aparelho em sleep mode; se o tempo de desligamento for maior, o Interim Save resolve o problema caso a bateria acabe e você poderá retomar o jogo da fase em que parou assim que religar o console.

 

Considerações Finais:

Dynasty Warriors 8 Xtreme Legends Definitive Edition é um bom pacote, com diversas horas de conteúdo em uma campanha extensa.
Alguns pequenos problemas de performance são notados no Switch, mas nada que tire o brilho do título.

 

Pontos Positivos:

  • Diversos modos de jogo
  • Dual audio (japonês e inglês)
  • Adição de personagens em relação ao DW8 padrão
  • Trilha sonora empolgante

Pontos Negativos:

  • Perda de performance no modo dock
  • Não adiciona muito para quem jogou a versão Complete Edition